quarta-feira, 30 de novembro de 2011

HOMENS RECLAMAM DA FALTA DE CONFORTO NA CARCERAGEM DA DP EM LARANJAL DO JARI

           Dois hóspedes de um Hotel do Centro da cidade de Laranjal do Jari foram às vias de fato, por volta das 3 horas deste dia 30 de novembro de 2011, quarta-feira.
           As razões explicadas aos policiais da equipe comandada pelo Sgt Carlos Neto são de que um dos contendores saiu cedo da noite, somente retornando na madrugada, já bastante alcoolizado e, foi até o leito de seu companheiro de quarto na tentativa de provocá-lo. Disseram, ainda, que essa atitude causou grande animosidade entre as partes, que pariram para um duelo sem vencedor, pois antes que alguém se sagrasse campeão, os policiais foram chamados por funcionários do hotel, para atenderem à ocorrência.
           Os brigões chamam-se, respectivamente, Raimundo Salvador V. M. (45 anos) e Leonil C. M. (38 anos), que foram levados pelos policiais à delegacia, acusados de perturbarem o sossego alheio, causarem danos ao patrimônio do Hotel e por se lesionarem mutuamente.
           Ao chegarem na delegacia os brigões foram encaminhados para a carceragem, onde reclamaram do Apartamento ofertado a eles, por não oferecer nenhum conforto.
           Acreditamos que depois dessa experiência, eles pensarão um pouco mais, antes de trocarem um quarto de hotel por uma cela. Tudo isso consta no Boletim de Ocorrências nº 711/2011-PM.

DELINQUENTES FEREM MULHER A ESTOCADAS E SÃO PRESOS PELO BOPE

           Nesta terça-feira, 29 de novembro de 2011, por volta das 21 horas, uma equipe do Batalhão de Operações Especiais-BOPE, foi atender a uma ocorrência denunciada ao telefone 190.
           Segundo a denunciante, dois delinquentes haviam lesionado uma mulher que transitava nas proximidades do terminal rodoviário de Laranjal do Jari.
           Os criminosos, de acordo com as informações obtidas no local do crime, se evadiram em uma mototaxi, seguindo a direção do centro da cidade.
           Ao ser dado o alerta pelo rádio, a equipe policial do BOPE os encontrou próximo à Rua Rio Branco, abordando e identificando os infratores que disseram chamar-se: Francivaldo Moura Braga (24 anos), Deinison Vieira Ramos (22 anos), que foram levados à delegacia, a fim de serem flagranciados pelo delito cometido.
           As vítimas, Lisandra A. V. D. (34 anos) e Keila J. S. (25 anos), foram à delegacia para o registro e reconhecimento dos infratores.
          A ocorr6encia recebeu o apoio da equipe policial comandada pelo Sgt Carlos Neto, que se encontrava em patrulhamento na viatura 4511 do 11º Batalhão. Tudo isso, conforme os escrito do Boletim de Ocorrências nº 709/2011-PM.

MARIDO LESIONA ESPOSA E É PRESO DEPOIS DE TRANCAR-SE EM CASA

           Depois de receber uma ligação pelo telefone de emergência 190, uma equipe policial comandada pelo Sgt Carlos Neto, atendeu a uma ocorrência em que, nas proximidades do Estádio Queirogão, a Senhora A. C. R. (29 anos), disse ter sido agredida por seu companheiro, Erivan A. C. (35 anos).
Segundo a denunciante, seu marido chegou em casa portando uma faca e, em ato contínuo, começou a espanca-la produzindo vários hematomas pelo rosto e em outras partes do corpo, sem que ela pudesse reagir, visto que ele a ameaçava com a faca.
           Percebendo a chegada da Polícia Militar, o infrator trancou-se na casa, somente saindo depois de muita insistência da guarnição, que o orientou a entregar-se para não agravar mais a situação.
           A causa do fato não foi revelada aos policiais, que o levaram à delegacia para que possa, então esclarecer o fato ao delegado. Conforme os dados consignados no B.. O. nº 710/2011-PM.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

UM OLHAR PARA O VALE DO JARI

           Começou a contagem regressiva para a inauguração da nossa primeira UNISC (Unidade Integrada de Segurança Comunitária), e, de acordo com a perspectiva que fizemos, nossa corrida começou antes do esperado; afinal, essa implantação primeira no Amapá e, em especial, Laranjal do Jari, é resultado das promessas feitas no PPA Participativo realizado aqui no Vale do Jari.
            Desde aquela data, já vieram:
            4 Novas Viaturas policiais;
            4 Operações, muito significativas;
            Um quartel provisório para a Polícia Comunitária (Parceria com a Prefeitura de Laranjal);
            Mobília para a Base Comunitária (centrais de ar condicionado, Geladeira, fogão, camas, mesas, armários, cadeiras, caixas de som, colchões etc.);
            30 policiais para compor a nova unidade e;
            A criação de um Conselho Comunitário de Segurança, que estará sendo composto nesse início do mês de dezembro.
            Isso, de acordo com nosso diagnóstico da área, vem trazer as alternativas ideais para as dificuldades de segurança da Parte baixa da cidade. E eu, em particular, vejo essa decisão política com excelência, pois essa resposta social vai se confirmar, com as reuniões periódicas nos bairros, e vai trazer, acessoriamente, meios de reivindicação para que as autoridades voltem o olhar para a saúde, educação e saneamento básico de suas comunidades. Fica com isso, provado que mais vale mostrar que nós estamos certos do que apontar os erros dos outros e nada fazermos.
            O que nós queremos mesmo é dar um banho de seriedade e educação, trabalhando de mãos dadas à comunidade, no mais profundo respeito aos Direitos Humanos.
            Está de Parabéns o Governador, pela disponibilidade de vir ao Jari, ouvir os anseios e cumprir além das promessas, o Secretário de Segurança Marcos Roberto, que não mede esforços para a realização desse projeto, incluindo várias viagens de acompanhamento às ações no Jari e, o Comandante Geral, Coronel Rezende, que com seu Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Edilelson, tem nos ouvido e atendido, sem exceção.
            Por fim, está chegando a hora de termos a Polícia que queremos, com respeito ao pensamento comunitário, e acima de tudo cumprindo a Lei. A tônica desse modo inovador de ação é a preparação e qualificação de cada policial, que vamos chamar aqui de “Técnico em Segurança Pública”, pois suas ações devem preencher todos os requisitos de ÉTICA, LEGALIDADE e MORALIDADE, e o compartilhamento das ações com o conselho eleito para cobrar e fiscalizar os atos relacionados à paz social.

            Ten Cel Ludfrankson – Comandante do 11º Batalhão PMAP

domingo, 27 de novembro de 2011

ADOLESCENTE INFRATOR É DENUNCIADO POR FAMILIARES, NO CAJARI

           Por volta das 09h50min, deste domingo, 27 de novembro, a equipe policial militar, comandada pelo Sgt Enilson, ateneu a uma ocorrência, onde o menor infrator D. T. A. (15 anos), ameaçou de morte várias pessoas do Loteamento Cajari, ente elas seus familiares, Erli T. A. (25 anos) e Iracy T. A. (67 anos).
           O Adolescente, já é conhecido no meio policial, pela prática de furtos, pedágio e ameaças e, segundo seu pai e pessoas da vizinhança, ele vem, costumeiramente, se embriagando e perturbando o sossego alheio, especialmente por fazer parte de “grupos de rua”, com histórico de muitos atos infracionais.
           Tendo em vista os fatos narrados pelo pai, familiares e pela população, o adolescente foi levado à delegacia, a fim de ser ouvido pela autoridade policial civil, na forma da legislação vigente. De acordo com as notas do B. O. nº 703/2011-PM.

HOMEM DE 75 ANOS VAI À DP EXPLICAR SUSPEITA DE PEDOFILIA

           Acionados pela Central de Operações, para atenderem a uma ocorrência na Passarela 11 do Bairro Malvinas, a equipe policial comandada pelo Sgt José Araújo, encontrou, no amanhecer deste domingo, 27 de novembro de 2011, um caso em que o ancião Raimundo E. A. (75 anos) é acusado de “Pedofilia”.
           Segundo a Senhora A. F. S. (44 anos), mãe da vítima, Raimundo levou sua filha, D. C. G. (11 anos) para o interior de sua casa, ficando trancado com ela, fato presenciado por outro morador da vizinhança, que denunciou o fato à mãe daquela infante.
           Os policiais fizeram o cerco na casa e, pegaram a pequena criança, que foi mandada fugir por um buraco existente no assoalho da casa.
           O Sr. Raimundo foi levado pelos policiais à delegacia para explicar ao delegado o motivo que o levou a convencer a criança a ficar a sós com ele em sua residência, que segundo as pessoas que lá foram com os policiais, está em péssimas condições de salubridade.
           Conforme as citações do Boletim de Ocorrências nº 702/2011-PM.

HOMEM É PRESO POR BATER NA COMPANHEIRA COM NOTEBOOK

  

         Na madrugada deste domingo, 27 de novembro de 2011, por volta das 3 horas, o Sgt José Araújo e sua equipe policial, souberam, através do telefone 190, que Rafaela S. L. (29 anos), estava sendo agredida por seu companheiro, na Rua da Esplanada, no Agreste.
           Chegando ao local da ocorrência, ela falou aos policiais que, o piauiense Leonel S. R. (24 anos), chegou a seu apartamento, com sintomas de embriagues e, inicialmente, a ofendeu várias vezes com palavrões, depois começou a agredi-la fisicamente, batendo continuamente, com um notebook na cabeça da vítima. Tudo isso, na presença dos filhos da senhora, que chorando, sem chances de intervir, tentavam abrigar-se para também não serem agredidos.
           Segundo a vítima, o acusado é reincidente em agredi-la. E por essa razão, os policiais o levaram à delegacia para que os fatos sejam devidamente apurados, e as providências tomadas. Conforme a narrativa do B. O. nº 700/2011-PM.

PERTURBADOR DO SOSSEGO ALHEIO É DETIDO NAS MALVINAS

           No Plantão de Polícia deste sábado, 26 de novembro de 2011, por volta das 23h10min, a Equipe do BOPE, comandada pelo Tenente M. Sampaio, foi até a Passarela Principal do Bairro Malvinas, para atender a uma ocorrência, onde os moradores circunvizinhos ao “Bar do Magleiton” reclamavam da poluição sonora ali produzida.
           A equipe, chegando ao local, solicitou a redução do volume de som, sendo atendida, porém, ao retirarem-se, novas denúncias foram feitas, através do telefone 190; e retornando àquele estabelecimento, que o proprietário fechou, mantendo os clientes no interior e o som ligado a todo volume, os policiais, verificaram a documentação e constataram a existência de várias notificações, da justiça, Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tudo referentes a não observância das legislações.
           Diante do quadro de desobediência, os policiais conduziram aquele infrator contumaz, recolheram a documentação e, apreenderam a caixa de som, para que o desobediente Magleiton C. P. (20 anos), possa recuperá-la na delegacia, depois de esclarecer sua atitude ao delegado. Tudo Conforme consta no B. O. nº 698/2011-PM.

sábado, 26 de novembro de 2011

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: O QUE FAZER?

           Estamos no dia 26 de novembro e já contabilizamos 19 casos de Violência Doméstica, nesse mês de novembro, na cidade de Laranjal do Jari. Isso representa, em média, pelo menos uma mulher agredida a cada dois dias, por seu companheiro. No mês de outubro (mais incidente), houve 30 casos de agressão à esposa ou companheira, sem contarmos a “cifra negra” (aqueles casos não denunciados à polícia).
           No cômputo geral são 159 casos registrados no ano de 2011, ou seja, cerca de 14 casos por mês. As razões são diversas, como a tentativa de manter relações sexuais contra a vontade, o não atendimento imediato na chegada e a demonstração de força (por mera estupidez).
           Em muitos casos a vítima, além de sofrer agressões, é mantida presa por muitas horas, no interior da casa, para não denunciar o fato; quase sempre precisando de cuidados médicos, em razão das agressões.
           Há casos em que os crimes praticados contra a mulher, não deixam marcas físicas tipificadas como graves ou gravíssimos à luz da legislação, entretanto, convém destacar que psicologicamente, isso pode levar até mesmo a um estresse pós-traumático; visto que a relação, em número muito expressivo de casos, é considerada tão mais importante, que uma separação conjugal é vista como um prejuízo irreparável à mulher, por ser interiorana, com filhos pequenos, sem trabalho, ou com renda muito baixa, ou ainda, por questões de violência simbólica (acreditando que ele mude ou que o fato é natural).
           Contrariamente a esse pensamento, nós acreditamos que penas mais severas associadas a campanhas educativas, mesmo com o prejuízo exemplar de alguns casos, será, na contabilização geral, mais benéfico, no sentido de minimizar esse crime. Acreditamos que a presença constante do Estado, como é o caso dos policiais que estarão ocupando os bairros das Malvinas, Centro e Santarém, trarão para baixo esses números, não pela força, mas pela educação e pela certeza da punição aos infratores.
           Em suma, a solução dos problemas está no envolvimento da comunidade com os órgãos de segurança, e, essa relação de confiança só poderá existir, a partir da presença constante da força pública, diuturnamente, nas áreas policiadas.
            Por fim, Laranjal do Jari, terá a oportunidade de ser o modelo de policiamento para todo o Estado do Amapá, basta somente que todos estejam de mãos dadas contra os comportamentos sociais desviantes, não sendo tolerantes com crime de nenhuma espécie.

Ten Cel Ludfrankson – Comandante do 11º Batalhão PMAP.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CÃO DE RUA PROVOCA ACIDENTE NA RUA PROGRESSO

           Na madrugada desta quinta-feira, por volta de 1 hora, a equipe componente da Viatura 4511, durante um patrulhamento, na Rua Progresso, no bairro Agreste, em Laranjal do Jari, encontrou um acidente de trânsito deveras incomum.
           O veículo Volks Wagen Voyage, de placa NEW 3681, conduzido por W. R. C. S. (26 anos), capotou em plena Rua Progresso, nas proximidades da Delegacia de Crimes Contra a Mulher. A razão narrada pelo condutor é a seguinte: vinha ele dirigindo seu carro pela Rua Progresso, na companhia de algumas amigas suas, quando repentinamente, travessa a frente daquele automóvel, um cachorro; ele, para não atropelar o animal, desviou bruscamente, derrapando na areia acumulada na superfície asfáltica, o que o fez bater contra o meio fio da calçada, gerando o sinistro capotamento.
           De acordo com as informações obtidas, o condutor e as mulheres imediatamente, desviraram o carro, mas os danos não permitiam seu funcionamento.
           O cão causador do acidente desapareceu na escuridão, feliz por ter sobrevivido ao imprevisto acontecimento.
           Assim, pela primeira vez um cão causa uma capotagem, em Laranjal do Jari. Que tal pensarmos numa carrocinha para capturar Cães de Rua?

MULHER TENTA DEFENDER-SE COM FACA E LEVA TERÇADADA

           Por volta das 20h55min, desta quarta-feira, 23 de novembro de 2011, a equipe componente da viatura 4511, foi enviada para atender a uma ocorrência, na Passarela Almeirim, onde os dados constam que houve mais um caso de violência doméstica.
           Segundo a narrativa da vítima, Nicilene A. (33 anos), por incompatibilidades da rotina conjugal, houve uma discussão acalorada entre ela e seu companheiro, José C. R. (33 anos), e, no ardor da desavença, ele partiu para agredi-la fisicamente; ela em defesa própria, apanhou uma faca de cozinha, prometendo embainhá-la no corpo daquele oponente, caso prosseguisse no seu intento de espancá-la. Ele, então, pegou um terçado e desferiu vários golpes no corpo de Nilcilene, conseguindo feri-la nas costas e embaixo de um braço.
            Com a chegada da Polícia Militar, a senhora foi socorrida e levada ao Hospital Estadual de Laranjal do Jari e, o acusado, conduzido à delegacia, para os procedimentos legais. Tudo de acordo com as citações do B. O. nº 695/2011-PM.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

COMANDANTE DO 11º BATALHÃO E BOPE VISITAM PM DE MONTE DOURADO

           Hoje o Comandante do 11º Batalhão, Tenente-Coronel Ludfrankson e os Oficiais do BOPE, Tenentes Kleber, Ademar e M. Sampaio, visitaram o Destacamento Policial Militar de Monte Dourado, onde foram recebidos pelo Sargento Martins e sua tropa.
           Na ocasião aqueles comandantes conversaram sobre a cooperação entre as duas unidades coirmãs, objetivando ações preventivas e repressivas nos dois lados do Rio Jari.
           Seguidamente, o comandante elogiou os progressos obtidos no policiamento do Distrito de Monte Dourado, pois já é possível observarmos condutores de motocicletas usando os equipamentos obrigatórios; e, disponibilizou sua tropa para, com a devida autorização dos comandos respectivos, efetuarem ações conjuntas, visando o cumprimento da legislação em todo território paraense. Isso, certamente, inclui a participação do Delegado de Polícia Civil, que é a autoridade apuradora dos fatos previstos como crimes e contravenções penais.
           Essa orientação tem a finalidade de evitar que pessoas envolvidas em ocorrências policiais de um lado, transponham o Rio Jari, usando a circunscrição territorial como meio de fugir da punibilidade.

COMERCIANTE DE DROGAS É PRESA NO JARI



Lucilei e o material encontrado em seu poder.
           Denunciantes anônimos ligaram para um dos telefones disponibilizados à população, narrando que, na Passarela Almeirim, Centro de Laranjal do Jari, havia uma pessoa comercializando substâncias entorpecentes, as equipes de policiais, comandadas pelo Sgt Carlos Neto (do 11º Batalhão) e pelo Tenente M. Sampaio (do BOPE), foram até o local e, conseguiram prender em flagrante, Lucilei Lameira Sales, que mantinha consigo 29 porções pequenas (cabeças) e um invólucro de tamanho médio, contendo substâncias, com características de entorpecente.
           A infratora encontrava-se em frente à sua casa, lugar reconhecido pelo denunciante como sendo “uma boca de fumo”, na companhia de dois homens, que conseguiram fugir; ficando ela só, tendo em seu poder a droga, que armazenava dentro em potes de creme para cabelo, no interior de um guarda-roupa.
           A abordagem aconteceu por volta das 23h30min, e a comerciante foi levada à presença do delegado para fins de oitiva e inquisição do fato delituoso. Conforme as anotações do boletim de Ocorrências nº 693/2011-PM.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PARCERIA NEFASTA

           A viatura 4511, do 11º Batalhão, comandada pelo Aluno-Sargento Zedequias, deslocou-se para atender a uma ocorrência, na Rua Ipê (com Avenida São Jorge), no bairro Nova Esperança e, lá chegando, a equipe encontrou Arnaldo Farias de Araújo (23 anos), lesionado por um instrumento cortante, na cabeça e em outras partes do corpo.
           Segundo testemunhas, ele foi vitimado por Rodolfo Lobato Lopes (22 anos), posteriormente, capturado pelos policiais militares. O motivo do crime, de acordo com as narrativas obtidas, foi uma discussão entre os dois companheiros de Bebida, que iniciou por volta das 13 horas, desta terça-feira, cujas ofensas inflamaram demasiadamente as partes; então, Rodolfo, no ardor dos acontecimentos, tomou nas mãos uma Garrafa e, desferiu vários golpes na vítima, somente não conseguindo ceifar lhe a vida, porque fora impedido por outras pessoas que ali se encontravam.
            O Corpo de Bombeiros foi chamado para a prestação do socorro imediato e condução ao Hospital Estadual de Laranjal do Jari. Enquanto o autor do delito foi conduzido à presença do delegado, para que sejam feitos os procedimentos apuratório do caso. Tudo isso, conforme as anotações descritas no B. O. nº 691/2011-PM.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

HOMEM FLAGRADO FURTANDO É LEVADO À DELEGACIA

Alessandro, acusado do Furto
           Alessandro S. B. (30 anos) foi levado à delegacia Central de Laranjal do Jari, sob a acusação de ter cometido o crime de furto, no interior de uma residência, pertencente a P. D. J. (30 anos).
           O fato ocorreu na Avenida Tancredo Neves, bairro Agreste, nesta tarde de 21 de novembro de 2011, por volta das 16 horas.
           De acordo com as informações colhidas no local do evento, o acusado é reincidente e atos dessa natureza, sempre que lhe é oportuno.
           As informações detalhadas estão consignadas no Boletim de Ocorrências nº 690/2011-PM, assinado pelo Sgt Idamor, Comandante da Equipe policial que atendeu o caso.

OFENSAS MÚTUAS COM VIAS DE FATO TERMINAM NA DP

           Neste domingo, 20 de novembro de 2011, uma viatura policial foi acionada para atender a uma ocorrência, na Avenida Beira Rio, nas proximidades da feira do peixe, onde a solicitante, Nicielma S. S. P. (26 anos), narrou aos policiais que, ela e seu companheiro, foram agredidos fisicamente por Carlindo A. S. (46 anos), além de sofrerem várias ameaças e ofensas verbais.
           À equipe do Sgt Enilson, o acusado alegou inocência, informando que a situação era inversa, pois o companheiro da vítima, conhecido pela alcunha de “Espinhoso” foi o causador do problema, chamando-o de “traficante, vagabundo, marginal e ladrão”.
           E, tendo em vista estas circunstâncias, os policiais levaram os envolvidos à delegacia para que o delegado encontre a melhor maneira de conduzir o caso. Conforme os dados do Boletim de Ocorrências nº 686/2011-PM.

domingo, 20 de novembro de 2011

MOTOCICLISTA ATROPELA, DEPOIS DE COMETER VÁRIAS INFRAÇÕES

           A equipe policial comandada pelo Sgt Aristarco, atendeu, nesta tarde de domingo, 20 de novembro, por volta das 17h29min, a uma ocorrência de trânsito, onde o causador do acidente: Josielton S. F. (20 anos), atropelou um ciclista, na Avenida Tancredo Neves, bairro Agreste.
           De acordo com as informações narradas pela vítima, M. C. P. L. (39 anos) o homem conduzia seu veículo, uma motocicleta Honda Broz 125, em alta velocidade, além de apresentar fortes sintomas de embriaguez.
           O ciclista foi lesionado nas costas, braços e pernas, e o motociclista, na boca e na testa.
           Entre as irregularidades observadas pelos policiais militares, aquele condutor de veículo motorizado: não levava os documentos de porte obrigatório (CNH e CRLV), não usava capacete (equipamento de uso obrigatório), conduzia o veículo sem placa (cujo lacre garante o licenciamento), além de dirigir perigosamente em via pública.
           Ao ser solicitado a falar sobre o caso, o condutor da motocicleta, alegou que, habitualmente, conduz seu veículo em Almeirim e Monte Dourado e “nenhum polícia, nunca mexeu” comigo” (textuais).
           Em consequência, as partes envolvidas no fato, depois de medicadas, foram levadas à delegacia, para fins de esclarecimentos e providências. De acordo com os dados do B. O. nº 685/2011-PM.

HOMEM É ESFAQUEADO E MORRE NO HOSPITAL DE LARANJAL DO JARI

           Uma equipe comandada pelo Ten Furtado, neste domingo, por volta das 02h10min, tomou conhecimento de uma ocorrência, onde os dados obtidos, contam apenas que um homem nominado como: Manoel Arildo Ribeiro do Carmo (36 anos), residente no bairro Cajari; que sem qualquer sinal de ocorrência policial, saiu de uma das passarelas afluentes da Avenida Tancredo Neves, nas proximidades das casas noturnas daquela região, sendo percebido, por populares que ele se encontrava sangrando.
           De acordo com os dados, ele tomou um carro e foi ao Hospital, onde não resistindo aos ferimentos, veio a óbito.
           Até o momento, as autoridades ainda não sabem as informações complementares do fato, estando o cadáver à disposição de familiares para liberação.

ENCONTRADO MORTO, SUPOSTO ASSALTANTE QUE SALTOU NO LAGO

           Neste sábado, 19 de novembro de 2011, por volta das 12h57min, a equipe do BOPE, comandada pelo Ten Ademar, em uma operação conjunta com o Corpo de Bombeiros, deu continuidade às buscas ao jovem desaparecido num lago localizado na Rua da Saudade, bairro Agreste; conseguindo encontrar o cadáver de Elinelson Coelho (20 anos).
           Segundo as informações obtidas sobre o fato, populares disseram aos policiais que, na sexta-feira, 18/11/2011, Elinelson teria tentado roubar uma moradora da Rua da Saudade e, sendo visto por outras pessoas que se encontravam na vizinhança daquela vítima, estes o atacaram. Um deles, segundo uma das testemunhas, bateu com um pedaço de madeira na mão daquele jovem, retirando-lhe a faca que estaria sendo usada no crime. E, ao ser perseguido por aquele povo revoltado, saltou no lago.
           Segundo o Guarda Municipal Heliton, que naquela ocasião passava por ali, argumentou com Elinelson, para que se entregasse, garantindo-lhe que não seria molestado; entretanto, ele teria preferido tentar travessar por uma região de junco, não mais sendo visto até que o Corpo de Bombeiros juntamente com o BOPE o encontrasse.
           Populares, ainda ligaram, anonimamente, para o telefone de emergência, informando que, a pessoa vitimada pelo falecido, teria deixado sua residência, por ter sido ameaçada por um irmão do “De cujus”, que teria prometido atear fogo na casa da senhora.

HOMENS SÃO PRESOS SOB ACUSAÇÃO DE NARCOTRÁFICO

Material apreendido com os acusados
           No amanhecer deste domingo, 20 de novembro de 2011, as equipes policiais do 11º Batalhão e do BOPE, conjuntamente, realizaram a prisão de três pessoas, na Passarela Dom Pedro I. são eles: João Paulo S. B. (20 anos), Ivanildo R. C. P. (29 anos) e Ivan B. (43 anos); com eles foram encontrados três pacotes de uma substância, supostamente entorpecente, além de outros objetos.
           O Ten Ademar e sua equipe conduziram os infratores à delegacia, para que sejam submetidos ao interrogatório do delegado. Conforme nos informa o Boletim de Ocorrências do Batalhão Operações Especiais.

PESSOAS SÃO LESIONADAS EM BAR NO CENTRO

           Nesta sexta-feira, 18 de novembro de 2011, por volta das 22 horas, uma equipe do Bope encontrou em um Bar da Passarela Igarapé do Lago, bairro central, um homem detido pela comunidade, o qual foi entregue aos policiais, sob a alegação de ter lesionado duas pessoas no interior daquele estabelecimento.
           Segundo as informações passadas ao Sampaio, o acusado: Luís C. S. N. (37 anos), chegou naquele Bar e, iniciou uma discussão com outro desconhecido; disse ainda, que os ânimos se exaltaram tanto que o acusado lançou a mão em uma garrafa e, depois de quebra-la, cortou seu oponente, também atingindo outra cliente do Bar, Eliane M. C. (23 anos).
           Diante das narrativas, a equipe policial conduziu as partes à delegacia, para fins de apuração, junto àquele órgão. Conforme as citações do B. O. nº 674/2011-PM.

sábado, 19 de novembro de 2011

HOMEM BRIGA NA ESPLANADA E SAI SURRADO

           Uma equipe componente da viatura 4511, ao anoitecer deste dia 18 de novembro de 2011, foi acionada pela Central de Operações do 11º Batalhão, para tender a uma ocorrência, onde os dados dão conta de que, na Rua da Esplanada, bairro Agreste, ocorreu uma discussão entre dois homens; fato que progrediu para uma briga, indo os dois às vias de fato.
           Um deles, que segundo testemunhas, iniciou a querela, foi atacado por populares, somente não sendo linchado porque conseguiu deixar o local, depois de ser atacado, para homiziar-se dentro de uma área inundada, possivelmente uma fossa.
           O Corpo de bombeiros foi chamado para realizar buscas no lugar, mas não houve êxito na captura do homem; os demais envolvidos no caso foram apresentados na delegacia para fins de apuração. Conforme nos diz o B.O. nº 673/2011-PM.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

VEÍCULO COM PLACAS ADULTERADAS É RECOLHIDO DAS RUAS DE LARANJAL DO JARÍ

                 Na manhã do dia 17/11, momento em que acontecia a Operação Vale Limpo, por volta das 07h, um veículo de placa NER 9088, que trafegava na Av. Tancredo Neves, Centro, foi abordado e verificado que estava trafegando irregularmente pelas ruas do município.
             O automóvel conduzido por Paulo J. S. (50 anos), apresentava em sua placa de identificação a origem do município de Mazagão, porém no interior do carro foram encontradas outras duas placas na cor vermelha, característico de veículo de aluguel, do município de Almeirim, do estado vizinho, Pará.
                 O condutor do veículo informou aos militares que utiliza as placas na cor vermelha no município paraense e quando atravessa para Laranjal do Jari, as substitui pelas de cor cinza, caracterizando a adulteração de caracteres de veículo, motivo pelo qual foi apresentado à Delegacia de Polícia,conforme registrado no B. O. n 668/11-PM.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

OPERAÇÃO VALE LIMPO DESPERTA LARANJAL DO JARI




             O 11º Batalhão PM realizou nas primeiras horas desta quinta-feira, 17/11, uma operação conjunta com os demais órgãos de segurança pública do Estado que realizaram buscas por armas, drogas e veículos que circulavam irregularmente nas ruas do município de Laranjal do Jari. 

              A operação denominada VALE LIMPO, comandada pelo Ten Cel Ludfrankson, que teve início às 3h da madrugada, foi uma ação integrada entre o 11º Batalhão e outras Instituições do Estado, como o Conselho de Segurança Pública do Meio Norte (Comen), o Canil da Polícia Civil, Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Grupo Tático Aéreo (GTA), Núcleo de Operações de Inteligência (NOI), Polícia Técnico Científica (Politec); e as delegacias do município e da Capital Macapá, entre elas, a Delegacia de Combate aos Crimes Contra o Patrimônio (DECCP), Delegacia de Tóxico e Entorpercente (DTE) e a Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) juntamente com a Equipe Captura. 

               O Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, Presidente do Comen, articulou a realização da operação, acompanhando toda a ação policial. O objetivo é reforçar a segurança com o trabalho investigativo e o policiamento ostensivo, declarou o secretário. 

              Foram empenhados aproximadamente 100 policiais militares e civis, com 20 viaturas de apoio e 30 policiais do Estado do Pará, que realizaram barreiras de fiscalização de trânsito em pontos estratégicos da cidade, como por exemplo, o porto da balsa, que segundo o Delegado Dante Ferreira ocorre um grande fluxo de veículos rumo a Monte Dourado-PA, onde foram realizadas buscas por armas e drogas. 

            A Operação VALE LIMPO tirou das ruas 36 veículos que circulavam em desacordo com o Código de Trânsito, além do cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão e prisões em flagrante, entre elas de um homicida. Foram feitas apreensões de drogas, como crack e cocaína, e armas de fogo, sendo um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 20 e um rifle calibre 44, além de diversos objetos que supostamente são oriundos de furtos e roubos. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia do município, que adotou os procedimentos quanto ao encaminhamento dos infratores ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). 
               
               Segundo o Ten Cel Ludfrankson, o policiamento ordinário ainda contará com o reforço do BOPE por mais 15 dias, em policiamento ostensivo em apoio à implantação da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisc), que terá sua base no bairro Malvinas, tendo data prevista para inauguração no mês de dezembro.

11º BATALHÃO PM CUMPRE MANDADO DE PRISÃO E RECUPERA DUAS ARMAS DE FOGO


              Na manhã desta quinta-feira, 17/11, às 6h, a equipe policial comandada pelo Ten Leomiro em cumprimento ao mandado de prisão expedido pela 2º Vara de Laranjal do Jari, efetuou a prisão preventiva de FRANCISCO DOS SANTOS REIS (40 anos), vulgarmente conhecido por “Lobato”, sob a acusação de furto.
                Na Rua São Paulo, bairro Cajari, Lobato foi encontrado na residência de Adalberto dos Santos Galvão, (22 anos), que também recebeu voz de prisão por confessar aos policiais ser o proprietário de duas espingardas, uma de calibre 12 e outra de calibre 44, além de 10 munições das referidas armas já deflagradas, encontradas no interior de sua residência.
              Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Laranjal do Jari, conforme narrado no B. O. nº 667/2011-PM.

MARIDO EMBRIAGADO AGRIDE ESPOSA NO CAJARI


Na Rua Santarém, no bairro Cajari, volta das 22h, do dia 16/11, uma mulher em via pública pedia por ajuda, pois seu companheiro estava embriagado e agressivo, motivo pelo qual saiu do interior de sua residência para evitar mal maior, porém foi impedida pelo agressor de levar consigo o filho do casal menor de 4 meses.
A Polícia Militar representada pelo Sgt Enilson e sua equipe deslocaram-se até o local, quando avistaram Fredson R. S. com seu filho no colo em via pública. Momento em que a vítima, C. M. B. (26 anos), informou aos militares que seu companheiro havia lhe agredido, sendo obrigada a sair de casa sem seu filho.
O caso foi registrado no B. O. nº 666/2011-PM, que apresentou o agressor ao Delegado de Polícia Civil.

HOMEM INVADE RESIDÊNCIA E CAUSA DANOS AO PROPRIETÁRIO


Por volta das 18h20min, desta quarta-feira, 16/11, um chamado feito ao telefone 190 dava conta de um homem que havia entrado na residência da solicitante e que estava quebrando seus móveis, causando-lhe danos a seus patrimônios.
O fato aconteceu na Rua Calçoene, bairro Castanheira, onde o Cb Cortes recebeu da vítima, K. S. S. (36 anos), a informação de que sua casa havia sido invadida por um homem desconhecido e que estava, violentamente, quebrando vários objetos do interior de sua residência.
Consta no B. O. nº 665/11-PM, que o infrator Ramiro S. S. (43 anos) estava com os ânimos tão exaltados que foi necessário o uso de algemas para garantir sua própria integridade física e dos policiais que o levaram a presença do Delegado de Polícia Civil, a fim de dar explicações sobre o ocorrido.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

GARIMPEIROS SÃO MORTOS A GOLPES DE TERÇADO NO ABACATE

Corpos dos Garimpeiros, trazidos para o Jari
            Os garimpeiros: Bernardo Antonio da Silva filho (47 anos) e João Batista Rodrigues (34 anos) foram executados a golpes de facão (terçado), nesta terça-feira, 15 de novembro.
           Segundo as informações prestadas pela Sra. Lúcia, tia de um dos homens mortos, o fato ocorreu no Garimpo do Catarino, localizado na região do Abacate; disse ainda, que a hora estimada do duplo homicídio foi por volta das 8 horas, quando eles se deslocavam para o local onde iam trabalhar.
           Os dois homens estavam trabalhando nesse garimpo há cerca de três anos e, segundo a informante, o dono do garimpo havia empreitado alguns garimpeiros para determinada tarefa, e por eles não haverem cumprido seu contrato, aquele proprietário da extração de minério teria contratado João Batista e Bernardo, para efetuarem o serviço, dispensando aqueles primeiros, o que lhes causou grande aborrecimento; esse seria o motivo da emboscada que levou à morte os dois homens.
           De acordo com a narrativa de Dona Lúcia, Bernardo Antonio morava na Passarela Bom lar, em Laranjal do Jari, e João Batista morava na Comunidade do Recreio, no Paru, onde residem seus familiares.
           O fato foi levado ao conhecimento da autoridade policial civil do Distrito de Monte Dourado, para que tome as providências legais sobre o caso.

EX-COMPANHEIRO É RECUSADO, E ATENTA CONTRA ADOLESCENTE

           Na noite desta terça-feira 15 de novembro de 2011, a adolescente T. C. S C. (17 anos), acionou a Central de Operações de 11 º Batalhão, através do telefone 190, informando que seu ex-companheiro invadiu sua casa e, atentou contra sua vida, a agressão, segundo ela, se deu porque ela se recusou a aceita-lo novamente. O homem somente não consumou seu intento, porque ela foi socorrida por um motorista de taxi, que se encontrava nas proximidades.
          O acusado, Deucélio A. P. (28 anos), foi abordado por uma equipe policial, que se achava numa Avenida próximo ao local do fato.
          A ocorrência se deu na Rua Raquel de Queiroz, bairro Prosperidade, e o autor do fato foi levado à delegacia para que apresente suas declarações ao delegado, na forma da lei. Conforme narra o B. O. nº 663/2011-PM.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

LAVADORES FURTAM CARRO E ENVOLVEM-SE EM ACIDENTE

           Nesta terça-feira, 15 de novembro de 2011, por volta das 18h30min, a equipe comandada pelo Sgt Enilson, abordou um veículo que, segundo um denunciante havia abalroado seu veículo nesta tarde, e evadido do local do acidente, sem dar qualquer satisfação ao lesado.
           O veículo, um Fiat Uno de placa NEZ 1193, estava circulando pelas vias da cidade, como se nada tivesse ocorrido.
           Como as diligências não foram interrompidas, o condutor foi convidado a comparecer à delegacia, juntamente com o solicitante, que o acusava de ter causado danos a seu veículo de placa NFA 1231, na Rua da Usina, bairro Malvinas. No veículo pode ser visto uma marca de que o veículo realmente foi danificado.
           O acusado negou a autoria, informando que deixou seu caro numa lavagem, na Avenida Tancredo Neves e, ao retornar fora informado de que alguém teria batido com uma bicicleta em seu veículo, enquanto estava sob a responsabilidade do lavador.
           Então, ao ser interrogado, o lavador confessou que, ele e mais dois amigos seus, usaram o carro da senhora, sem sua autorização.
           Esse é o risco de entregar não entregar o veículo para o para o dono ou para o gerente da lavagem. Tudo isso está escrito no Boletim de Ocorrências nº 662/2011-PM.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

COBRANÇA DE TROCO ACABA EM TERÇADADA

Arma usada no crime
           Aconteceu, neste domingo, 13 de novembro de 2011, na Avenida Brasil, Centro de Laranjal do Jari, um caso de lesão corporal, onde os envolvidos contaram aos policiais que, estavam bebendo cervejas num lugar chamado “Bar Pingo de Ouro” e, que depois pagarem a despesa, não receberam o troco a que tinham direito; e, ainda segundo as vítimas, Maria F. B. (37 anos) e Edinoeli S. (29 anos); o acusado, Lázaro W. C. C. (29 anos), identificado como funcionário daquele estabelecimento, quando cobrado, armou-se com um terçado e golpeu a mão de Maria, além de aplicar vários “tapas” no rosto de Edinoeli.
           O caso foi parar na delegacia, quando uma equipe da Polícia Militar, comandada pelo Sgt Arsitarco, foi até o local e conduziu os envolvidos para apresentação ao delegado. De acordo com as informações escritas no B. O. nº 660/2011-PM.

DELINQUENTES SÃO PRESOS POR EXTORSÃO

           Foram presos neste domingo volta de 01h00min, na Rua Açucena, bairro Sarney, Anderson Ferreira Nascimento (21 anos), conhecido pela alcunha de “China”, e Ualisson Rodrigues França (21 anos), todos reincidente, com passagem na delegacia pelo cometimento de crimes em Laranjal do Jari.
           Segundo as denúncias feitas ao telefone 190, três delinquentes encontravam-se na Br 156, próximo à Rua Açucena, armados de terçados e uma foice, extorquindo todas as pessoas que por ali passavam; entre eles os mototaxistas que transitavam por aquela via pública levando passageiros.
           A Polícia Militar enviou uma equipe comandada pelo Sgt Aristarco, que depois de cercar o local, conseguiu prender os dois homens acima mencionados, deixando escapar um terceiro, de nome Ismael da Silva Barata, vulgo “Jerequinha”, também conhecido da Polícia, pela prática de crimes, que fugiu encoberto pela vegetação dos quintais circunvizinhos. Conforme a narrativa do boletim de Ocorrências nº 659/2011-PM.

HOMEM É ASSASSINADO EM VILA NOVA

           Segundo informações prestadas por populares, na manhã deste domingo, 13 de novembro de 2011, ocorreu um crime de homicídio, na Comunidade de Vila Nova do Cajari, onde foi vitimado Oséas Oliveira da Silva, 31 anos, natural da Ilha do Cajari, Mazagão.
           De acordo com a narrativa feita aos policiais, o autor do crime é Benedito Magno da Silva Penha, também com 31 anos, que por motivos ainda desconhecidos das autoridades, perfurou o peito da vítima com uma faca.
           O caso foi registrado na Delegacia de Vitória do Jari, e o Delegado Leandro, juntamente com uma equipe da Companhia de Polícia Militar daquela cidade, realizaram diligências, conseguindo prender o acusado na localidade de São Luiz do Cajari, no Rio Carará.

ADOLESCENTES BRIGAM NA MADRUGADA

           Durante um patrulhamento na Praça João da Silva Nery, a equipe policial comandada pelo Sgt Enilson, fez um acompanhamento tático de uma ação realizada pela Guarda Municipal de Laranjal do Jari, onde por volta das 04 horas deste dia 13 de novembro de 2011, nas proximidades de uma Boate localizada naquela Praça, ocorreu uma briga entre dois adolescentes.
           Segundo as informações obtidas pelos policiais, o adolescente, R. B. Q. (17 anos), encontrou na rua, seu desafeto de iniciais J. C. S. (17 anos) e, tomando nas mãos uma garrafa, desferiu golpes em seu oponente, que reagiu formando uma confusão, que percorreu várias ruas de Laranjal, indo a equipe policial deter os brigões, nas proximidades do Estádio Queirogão.
           As partes foram levadas à Delegacia para serem ouvidas pelo delegado, na forma da Lei. De acordo com as informações mencionadas no B. O. nº 654/2011-PM.

MARIDO FLAGRA ESPOSA COM AMANTE, NAS MALVINAS

           No amanhecer deste dia 13 de novembro de 2011, por volta das 06h15min, a Central de Operações do 11º Batalhão, recebeu uma ligação informando que um casal estava sendo perseguido por um homem armado com um pedaço de madeira, na Rua da Usina, Bairro Malvinas.
           Foi designada para atender a ocorrência, a equipe policial comandada pelo Sgt Enilson, que chegando ao local, ouviu dos envolvidos na questão, que A. B. S. (24 anos), saiu para divertir-se durante toda a noite em um bar da cidade. Somente retornando ao amanhecer, quando foi surpreendido pela presença de J. F. R. (27 anos), em sua cama, na companhia de sua esposa.
           Segundo uma testemunha do fato, o casal de amantes, saiu pelas ruas do bairro Malvinas, totalmente despido, perseguido pelo furioso marido, que foi detido pela equipe policial, depois de lesionar o nariz e a boca de seu concorrente, que foi assistido pelo Corpo de Bombeiros.
           E por tudo isso, foram as partes levadas à delegacia para narrarem suas versões ao delegado. Conforme as anotações do Boletim de Ocorrências nº 655/2011-PM.

domingo, 13 de novembro de 2011

LUTA CONTRA ÀS DROGAS MOBILIZA LARANJAL DO JARI


         Mais uma vez a comunidade Laranjalense vai às ruas em caminhada pela conscientização dos problemas que passam o Município de Laranjal do Jari.
              A caminhada pela conscientização sobre o uso de drogas, aconteceu neste final de tarde, por volta das 17h, deste sábado, 12 de novembro, e contou com a participação da comunidade, representada por jovens, estudantes , líderes religiosos e representantes do Estado e do Município.
              A Marcha “Diga não às Drogas e Sim ao Senhor”, percorreu a Av. Tancredo Neves com saída da área portuária e concentrou-se na Praça Central do município, onde foram relatados testemunhos de ex-usuários de entorpecentes que buscavam conscientizar a comunidade sobre os perigos da dependência química.
        A diretora da Clínica de Reabilitação Feminina Peniel, Marilde Ribeiro, expôs o projeto de implantação de uma clinica de reabilitação e apoio a dependentes químicos no município, voltada não somente as mulheres, mas também aos homens que mostram números expressivos quanto ao uso de drogas.
              Segundo os organizadores do evento, a marcha teve seu objetivo alcançado e esperam dos órgãos públicos maior atenção às vítimas das drogas.

sábado, 12 de novembro de 2011

HOMEM INVADE CASA E CAUSA DANOS, NO GOGÓ

           Na tarde deste sábado, 12 de novembro de 2011, por volta das 17h40min, a Central de Operações do 11º Batalhão, recebeu uma ligação telefônica, informando que um homem encontrava-se provocando desordem em uma casa, na Rodovia do Gogó, Bairro Cajari.
           Uma equipe policial comandada pelo Sgt Aristarco foi até o local, onde a vítima, Maria V. A. P. (52 anos), narrou aos policiais que, João Roberto R. O. (36 anos), depois de tomar algumas doses de uma “cachaça colérica”, entrou na casa da denunciante e, arma do de um terçado, desferiu vários golpes em um freezer de propriedade da queixosa, deixando aquele congelador totalmente danificado.
           O autor da peripécia, foi levado, pelos policiais, à presença do delgado para que explique ao delegado toda a história, ora citada no Boletim de Ocorrências nº 649/2011-PM.

ADOLESCENTE EM FÚRIA, AGRIDE VÁRIAS PESSOAS NO SANTARÉM

           Aconteceu, nesta sexta-feira, 11/11/11, um fato em que a Central de Operações do 11º Batalhão foi informada de que, um jovem de iniciais R. S. V. (16 anos), conhecido pela alcunha de “Belo”, estaria afogando sua companheira, nas margens do rio Jari.
           Uma equipe policial, comandada pelo Cabo R. Nunes foi até o local e lá, soube por uma amiga da vítima, de nome Nilce S. C. (30 anos), que a adolescente companheira do agressor se encontrava em sua casa há algum tempo. E que posteriormente, chegou ali o jovem, que, furiosamente começo a agredir sua convivente marital, a “socos” e “tapas”.
           De acordo com as declarações de Nilce aos policiais, ela tentou intervir, sendo também agredida e ameaçada de morte pelo adolescente possesso.
           Os policiais, ainda, ouviram das pessoas que presenciaram o fato, que ao deixar a residência de Nilce, o adolescente agrediu outro jovem de nome D. R. L. (17 anos), com um pedaço de madeira e, em ato contínuo, invadiu a Escola Irandir Pontes, quebrando alguns objetos, entre eles um televisor pertencente àquela unidade estudantil.
           A equipe policial, de posse dessas informações, realizou diligencias na região, encontrando o Jovem na casa de “Marcela”, sua companheira, onde foi apreendido e levado à presença do Delegado da Infância e da Juventude, para apresentar suas alegações para o cometimento do ato infracional, pois segundo ele, “não vai acontecer nada, porque eu sou de menor!” (textuais).
           Tudo isso ocorreu por volta das 21h47min, na Passarela Principal do Bairro Santarém, e está consignado no Boletim de Ocorrências nº 648/2011-PM.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

GOVERNO INAUGURA PROJETO NO CAJARI

           Nesta sexta-feira, na Comunidade de Água Branca do Cajari, a inauguração do PROJETO CARBONO CAJARI.
           O evento contou com a presença do Governador do Estado, Camilo Capiberibe, da Deputada Federal Janete Capiberibe, o Deputado Estadual Balieiro entre outras autoridades do Estado; Laranjal do Jari foi representado por seu Vice-Prefeito e pelos gestores dos órgãos estaduais.
           O comandante do 11º Batalhão esteve presente com o policiamento, a fim de garantir a incolumidade pública, através da presença ostensiva da Polícia Militar.
            O Projeto, segundo a Coordenação daquela entidade, conta com o Patrocínio da Petrobrás e do Governo Federal, além de ter como parceiros: a EMBRAPA, ASTEX-CA, CNS, ICMBIO, COOPERALCA, AMAC e o Instituto estadual de Florestas.
            A finalidade do Projeto é: mapear os castanhais, quantificando a produção, fixar o Carbono, através da expansão da população de castanheiros nas áreas de roçado, melhorar a infraestrutura e processos de coleta, armazenamento, beneficiamento e escoação da produção, capacitação ambiental, produtiva e gerencial, além de capacitar e treinar gerentes administrativos e financeiros.
            Certamente, o Projeto trará excelentes benefícios àquela população, e um desenvolvimento de grande valia para a região da Reserva Agroextrativista do Cajari, que sem esses recursos já é um grande polo de extração de Castanha no Amapá.

SOGRO AGRIDE NORA APÓS DISCUSSÃO EM FAMÍLIA


Consta no B. O. nº 647/2011-PM, que por volta das 21h35min, quinta-feira, 10/11, a equipe policial comandada pelo Al Sgt Valdenir deslocou-se até a Rua Goiás, bairro Centro, onde um homem teria agredido fisicamente sua nora.
Os policiais receberam as informações da vítima, E. J. C. (22 anos), que entrou em discussão com seu sogro, D. A. F. (32 anos), quando este lhe agrediu lançando contra ela uma lanterna, o que segundo a vítima, lhe causou uma lesão no braço esquerdo.
Para fins de esclarecimentos sobre o caso, a vítima e o agressor foram encaminhados à Delegacia de Laranjal do Jari.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

JOVEM NÃO HABILITADO CONDUZIA MOTO SEM CAPACETE NO BAIRRO SANTARÉM


Durante o policiamento na noite de quarta-feira, 09/11, por volta das 22h35min, na Rua Rio Branco, bairro Santarém, a equipe policial comandada pelo Sgt Carlos Neto deparou-se com uma motocicleta conduzida por A. F. R. (18 anos) sem o uso obrigatório de capacete, e que levava em sua garupa a adolescente J. S. M., de15 anos.
O jovem informou aos policiais militares que estava levando sua irmã para ver sua mãe que estava enferma, e devido à urgência não observou a obrigatoriedade do uso do equipamento de segurança, o capacete. Porém, quando perguntado o nome de sua genitora aos jovens, ambos entraram em contradição. A adolescente informou ainda, perante testemunha, que havia sido coagida a subir na moto do rapaz e que seria levada a um local incerto.
Durante a abordagem policial, constatou-se que o condutor da motocicleta não possui a Carteira Nacional de Habilitação, e também, não apresentou os documentos de porte obrigatório, como prevê o Código de Trânsito. Diante dos fatos, os jovens foram levados a presença do Delegado de Polícia, sendo lavrado o B. O. nº 646/2011-PM.

DESENTENDIMENTO ENTRE AMIGOS É RESOLVIDO NA DELEGACIA


Nesta manhã de quarta-feira, às 09h30min, o Cb J. Braga juntamente com sua equipe deslocaram-se até a Rua Bromélia, bairro Sarney, para atender ao chamado de emergência que informava sobre uma briga que estava acontecendo naquele local.
Chegando ao endereço citado, a equipe policial recebeu as informações de testemunhas, que os envolvidos na contenda estavam conversando quando entraram em desentendimento e começaram as agressões mútuas.
Segundo as informações de um dos envolvidos, I. S. C. (20 anos), disse que estava conversando com seu amigo, F. C. M. (21 anos), quando em meio a uma discussão calorosa, começou a ser agredido com vários socos no rosto, o que lhe resultou diversos hematomas na face. Porém, segundo consta no B. O. nº 645/2011-PM, ambos apresentavam escoriações pelo corpo.
Após serem encaminhados ao Hospital Estadual de Laranjal do Jari para atendimento médico, os dois homens foram levados a presença do Delegado de Polícia a fim de prestarem esclarecimentos sobre o caso.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ESTUDANTES ARMADOS COM FACA E TERÇADO TENTAM RESOLVER RIVALIDADE DENTRO DE ESCOLA


Por volta das 21h30min, terça-feira, 08/11, dois alunos da Escola Mineko Hayashida, bairro Agreste, foram apresentados ao Delegado de Polícia por portarem arma branca nas instalações da Escola.
Atendendo a solicitação feita pela direção daquela instituição de ensino, a equipe policial sob o comando do Sgt Carlos Neto foi até o local, e foram informados que dois alunos estavam armados com um terçado e uma faca para resolver uma rivalidade antiga. O estudante, L. F. C. (20 anos), foi flagrado pulando o muro da Escola na tentativa de esconder-se, jogando em um matagal um terçado, que logo foi localizado e o jovem detido.
O outro aluno envolvido, J. G. M. (20 anos), escondeu uma faca na mochila de sua colega de sala, porém assumiu ser o proprietário do objeto e que usaria para defender-se de seu rival.
Os alunos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, como conta o B. O. nº 644/2011-PM. 

MOTOTAXISTA É PRESO POR EXERCER PROFISSÃO ILEGALMENTE


A viatura policial comandada pelo Sgt Carlos Neto estava em patrulhamento pelas ruas da cidade de Laranjal do Jari, quando por voltas das 17h, desta terça-feira, 08/11, avistou um motociclista, que supostamente estava exercendo a função de mototaxista irregularmente.
O condutor da motocicleta, J. F. B. (22 anos), estava usando uma camisa de mangas longas na cor laranja, característico do profissional mototaxista, e levando em sua garupa um passageiro, que afirmou ter pago a quantia de 3 reais pelo serviço prestado de mototaxi.
Diante dos fatos, o condutor foi apresentado na Delegacia de Polícia por exercício ilegal da profissão e dirigir veículo com carteira de habilitação vencida deste o mês de março do corrente ano, conforme consta no B. O. nº 643/2011-PM.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

MOVELEIRO É FURTADO POR FUNCIONÁRIO NO BAIRRO CAJARI


Na tarde desta terça-feira, 08/11, por volta das 13h, a viatura policial comandada pelo Sgt Carlos Neto apresentou na Delegacia de Laranjal do Jari, Wendel Marcos Tavares da Silva (38 anos) por pesar contra ele a acusação de um furto ocorrido em uma movelaria situada na Rua Bom Pastor, Bairro Cajari.
Por volta das 11h da manhã, J. P. S. (42 anos), comunicou aos 11º Batalhão que alguns de seus instrumentos de trabalho e móveis em madeira haviam sido furtados do interior de seu estabelecimento comercial e apontou seu funcionário como o suposto infrator.
Após diligências, Wendel foi localizado e confessou ao seu patrão ser o autor do furto, fato presenciado pelos policiais, indicando, também, a localização dos materiais furtados, entre eles duas camas em madeira que haviam sido vendidas a terceiros pela quantia de 100 reais cada uma, sendo logo recuperadas. Porém o restante do material, 2 máquinas  furadeiras e 2 máquinas lixadeiras, que alegou ter vendido a um homem conhecido por “Manoel” morador do bairro Malvinas, não foram localizadas.
O infrator foi encaminhado à presença do Delegado de Polícia, sendo lavrado o B. O. nº 642/2011-PM.

JOVEM TENTA MATAR A PRÓPRIA IRMÃ NO BAIRRO MALVINAS


Ainda na tarde de segunda-feira, 07/11, por volta das 18h, um chamado de emergência denunciava um jovem que estava agredindo violentamente a própria irmã, na Passarela Assembléia no bairro Malvinas.
Uma equipe policial, tendo a frente o Sgt Enilson, chegando ao local deparou-se com Joares S. (30 anos) agredindo fisicamente sua irmã, E. S. (24 anos), tentando estrangulá-la, enquanto outros familiares tentavam salvar a jovem. Tamanha era a fúria do agressor que foram necessários 5 homens para conter o ato do homem em tentar matar sua irmã.
A mãe do agressor apresentou aos policiais um laudo médico que comprova a patologia, descrita como Epilepsia, e que Joares usa regularmente medicamentos para controlar sua agressivamente.
A jovem agredida foi encaminhada ao Hospital Estadual de Laranjal do Jari para cuidados médicos, enquanto seu irmão foi apresentado na Delegacia, conforme o B. O. nº 641/2011-PM.

FAMILIARES BRIGAM NA FRENTE DOS FILHOS E TERMINAM NA DP


                Denúncias feitas ao telefone 190 davam conta de uma confusão que estava acontecendo dentro de uma residência na Passarela Almeirim, bairro Centro, e que crianças estavam em meio à contenda entre familiares.
                   O fato aconteceu às 16h da segunda-feira, 07/11, quando uma equipe policial comandada pelo Sgt Enilson deslocou-se até o local, sendo abordada em via pública por duas crianças menores de 6 anos, que pediam ajuda para acalmar os ânimos em sua casa, pois segundo informações de vizinhos, a mãe destas crianças e outros familiares estavam travando luta corporal.
                 No local, segundo informações contidas no B. O. nº 640/2011-PM, duas mulheres estavam em vias de fato, com aparentes sintomas de embriaguez alcoólica e uma delas, Maria M. S. B. (20 anos) segurava em seu colo uma criança de 2 meses de idade, quebrando móveis e objetos do interior da residência, enquanto os familiares tentavam apartar a briga.
                     Depois de contido os ânimos dos envolvidos, todos foram encaminhados à presença do Delegado para prestarem esclarecimentos, enquanto as três crianças foram entregues à responsabilidade do Conselho Tutelar do município de Laranjal do Jari. 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

HOMEM É PRESO POR CAUSAR TUMULTO EM FRENTE A BOATE


Em frente a uma boate, localizada na Av. Tancredo Neves, Centro, por volta de 1h20min da madrugada desta segunda-feira, 07/11, um homem com aparentes sintomas de embriaguez tentava entrar na referida casa de diversões, causando tumulto e desordem no local.
Tratava-se de Francisco A. S. C., 30 anos, que tentava veementemente participar da festa sem comprar o ingresso cobrado na entrada do estabelecimento; já contido pelos seguranças da boate, a polícia militar representada pela equipe policial que tinha a frente o Cb Laércio, conduziu Francisco até a Delegacia para prestar esclarecimentos ao Delegado de Polícia, como consta no B. O. nº 639/2011-PM.

JOVENS SÃO FLAGRADOS COBRANDO “PEDÁGIO” NO CENTRO


A cobrança para passagem estava acontecendo na Av. Tancredo Neves no Centro, por volta de 1h da madrugada desta segunda-feira, 07 de novembro, quando dois adolescentes armados com canivete abordavam as pessoas que por ali passavam e mediante ameaça cobrava valores para sua passagem.
Os policiais militares comandados pelo Cb Laércio, atendendo denúncias feitas ao telefone 190 feitas por populares vítimas dos “pedágios”, abordaram o adolescente J. M. M. (16 anos) e Max N. S. (21 anos), que no momento da abordagem portava um canivete supostamente utilizado para o ato ilícito.
Os infratores foram apresentados ao Delegado Plantonista, sendo lavrado o B. O. nº 638/2011-PM.