terça-feira, 29 de novembro de 2011

UM OLHAR PARA O VALE DO JARI

           Começou a contagem regressiva para a inauguração da nossa primeira UNISC (Unidade Integrada de Segurança Comunitária), e, de acordo com a perspectiva que fizemos, nossa corrida começou antes do esperado; afinal, essa implantação primeira no Amapá e, em especial, Laranjal do Jari, é resultado das promessas feitas no PPA Participativo realizado aqui no Vale do Jari.
            Desde aquela data, já vieram:
            4 Novas Viaturas policiais;
            4 Operações, muito significativas;
            Um quartel provisório para a Polícia Comunitária (Parceria com a Prefeitura de Laranjal);
            Mobília para a Base Comunitária (centrais de ar condicionado, Geladeira, fogão, camas, mesas, armários, cadeiras, caixas de som, colchões etc.);
            30 policiais para compor a nova unidade e;
            A criação de um Conselho Comunitário de Segurança, que estará sendo composto nesse início do mês de dezembro.
            Isso, de acordo com nosso diagnóstico da área, vem trazer as alternativas ideais para as dificuldades de segurança da Parte baixa da cidade. E eu, em particular, vejo essa decisão política com excelência, pois essa resposta social vai se confirmar, com as reuniões periódicas nos bairros, e vai trazer, acessoriamente, meios de reivindicação para que as autoridades voltem o olhar para a saúde, educação e saneamento básico de suas comunidades. Fica com isso, provado que mais vale mostrar que nós estamos certos do que apontar os erros dos outros e nada fazermos.
            O que nós queremos mesmo é dar um banho de seriedade e educação, trabalhando de mãos dadas à comunidade, no mais profundo respeito aos Direitos Humanos.
            Está de Parabéns o Governador, pela disponibilidade de vir ao Jari, ouvir os anseios e cumprir além das promessas, o Secretário de Segurança Marcos Roberto, que não mede esforços para a realização desse projeto, incluindo várias viagens de acompanhamento às ações no Jari e, o Comandante Geral, Coronel Rezende, que com seu Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Edilelson, tem nos ouvido e atendido, sem exceção.
            Por fim, está chegando a hora de termos a Polícia que queremos, com respeito ao pensamento comunitário, e acima de tudo cumprindo a Lei. A tônica desse modo inovador de ação é a preparação e qualificação de cada policial, que vamos chamar aqui de “Técnico em Segurança Pública”, pois suas ações devem preencher todos os requisitos de ÉTICA, LEGALIDADE e MORALIDADE, e o compartilhamento das ações com o conselho eleito para cobrar e fiscalizar os atos relacionados à paz social.

            Ten Cel Ludfrankson – Comandante do 11º Batalhão PMAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário