PORTARIA
N.º 001/2015-CMDO/11º BPM
O
Comandante do 11º Batalhão usando das atribuições que lhe são conferidas pela
Portaria n.º 776/2014, de 26 de setembro de 2014.
Considerando
a necessidade de se criar procedimentos mais eficientes de registro das informações
importantes que ocorrem durante o serviço do oficial de áreas, as quais de
maneira tradicional escritas à cunho em livro, e tais informações são de vital
importância para outros órgão publico.
RESOLVE:
Instituir o
livro digital do Oficial/Fiscal de Área do 11º BPM que deverá seguir
obrigatoriamente as seguintes orientações:
1º- O arquivo substitutivo do
livro do Oficial/Fiscal de Área do 11º BPM deverá ser lavrado conforme o modelo
em Anexo seguindo as orientações desta portaria.
2º- Após lavratura
e achado conforme, o arquivo deverá ser salvo em formato de arquivo PDF, salvo
na pasta denominada Livro do Oficial, criada no notebook do Oficial/Fiscal de
Área do 11º BPM e deverá seguir o seguinte modelo:
- Serviço do
dia xx/yy/zzzz, 1º ou 2º turno, nome do Oficial/Fiscal de Área do 11º BPM.
Parágrafo
Único: a data referente ao serviço do primeiro turno é a mesma data para o serviço
do segundo turno, ou seja, se o serviço do primeiro turno tem como data o dia
10 de março, o serviço do 2º turno também terá como data também o dia 10, para
fins do nome do arquivo que deverá ser salvo na pasta.
3º- O arquivo
referente ao livro do oficial deverá ser elaborado na sala do Oficial/Fiscal de
Área do 11º BPM e deverá ser feito exclusivamente no notebook especifico deste
oficial, que deverá obrigatoriamente
permanecer na sala/alojamento do Oficial, sendo vedada a saída deste notebook
deste recinto.
4º- É proibido
a entrega do notebook do oficial Oficial/Fiscal de Área do 11º BPM a qualquer
policial com exceção do policial responsável pelo serviço.
Parágrafo
Único: Na possibilidade de um policial requerer a leitura ou quaisquer
informações constantes no arquivo do livro do Oficial/Fiscal de Área do 11º BPM
este deve requerer via parte sem número ao chefe da Diop do 11º BPM que
providenciará a cópia certificada da parte solicitada.
5º- É
expressamente proibido a mudança, alteração, adição de qualquer tipo, item ou
caracteres na estrutura do modelo oficial do livro do Oficial de Área.
6º- O arquivo
referente ao registro do serviço conterá os itens abaixo e deverá seguir
obrigatoriamente as seguintes determinações e orientações:
IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO:
O
Titulo que identifica o serviço deverá fazer parte do cabeçalho na ultima linha
e deverá constar em todas as laudas do arquivo, conforme abaixo:
Se
for o primeiro turno de serviço:
ESTADO DO AMAPÁ
POLÍCIA MILITAR
11° BATALHÃO – VALE DO JARI
SERVIÇO DO DIA 11 DE MARÇO DE 2015, QUARTA-FEIRA - 1º TURNO.
Para segundo turno de serviço:
ESTADO DO AMAPÁ
POLÍCIA MILITAR
11° BATALHÃO – VALE DO JARI
SERVIÇO DO DIA 11 PAR O DIA 12 DE MARÇO DE 2015, QUARTA-FEIRA - 2ºTURNO.
I-RECEBIMENTO DO SERVIÇO
Neste item o Oficial/Fiscal de Área
do 11º BPM deverá informar as condições em que recebeu o serviço, bem como
fazer menção às ordens emanadas pelo comando que devem ser cumpridas durante o
serviço, caso haja
Ex. 01
- Recebi o
serviço do TEN FULANO DE TAL, com alteração/sem alteração.
EX. 02
- No
horário previsto, eu TEN. J.CARLOS recebi o serviço de Fiscal de Dia ao 11º
BPM DO Sr. ST.MENDONÇA, meu antecessor legal , sem alteração e com
todas as ordens em vigor.
II- GUARNIÇÃO DE SERVIÇO
Neste item pode-se fazer referencia
ao numero da escala de serviço e sua data; e deverá ser citado apenas as
permutas e alterações entre os postos de serviço.
Ex.01:
Conforme Aditamento
ao Boletim Interno n.º XX, 20 de agosto de 2015, havendo como alteração a
mudança do SGT CICRANO que estava no posto da guarda do quartel e foi
remanejado para o posto de motorista de Oficial/Fiscal de Área;
Ex.02:
SUPERVISOR DE DIA: TEN CEL ADILTON
OFICIAL DE DIA: TEN J.CARLOS
O restante da guarnição está
conforme Aditamento ao Boletim Interno n.º XX, YY de agosto de 2015,
havendo como alteração a mudança do SGT CICLANO que estava no posto da guarda
do quartel e foi remanejado para o posto de motorista de Oficial/Fiscal de
Área;
III- CONTROLE DE VIATURA DE VIATURAS
VTR
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HODÔMETRO
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QUILÔMETRO
PERCORRIDO
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ABASTECIMENTO
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VALOR
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INICIAL
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FINAL
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IV- DOCUMENTOS RECEBIDOS
Data
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Hora
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Origem
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Num.
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Observações
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Os Ofícios
solicitando policiamento deverão ser recebidos somente em horários de
expediente, no horário das 08h as 13h e das 15h30min as 18h00min, e o
responsável pelo recebimento deverá encaminhar a pessoa que solicita o
policiamento diretamente ao chefe da Divisão de Operações para que este colete
outras informações necessárias para o atendimento do pedidos as quais não
constam, geralmente, no teor do Ofício.
V- DOCUMENTOS DO SERVIÇO.
Os documentos
do serviço são todos aqueles lavrados e confeccionados durante o serviço como
Boletim de Ocorrência, Autos de Infração de Trânsito, Boletim de Acidente de
Trânsito.
1.
BOLETIM DE
OCORRÊNCIA
Data
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Hora
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Dia/Semana
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Natureza
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N.º B.O.
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__/__/2015
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__h__min.
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Histórico
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No campo
histórico deverá ser descrito a história da ocorrência citando o nome completo
dos envolvidos (infrator, vítima e testemunhas), local do fato, como se deu o
fato, meios utilizados, ações realizadas pela guarnição policial, e se possível
o motivo do fato.
O Oficial
também poderá, caso ache necessário, colocar imagem ou fotos no texto referente
ao histórico.
2.
BOLETIM DE
ACIDENTE DE TRANSITO
Data
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Hora
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Dia/Semana
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Natureza
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N.º B.O.A.T
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__/__/2015
|
__h__min.
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Histórico
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3.
AUTO DE
INFRAÇÃO
Autos Infração Recebidos
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Autos de Infração Repassados
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A.I. Lavrados
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Tipificação
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Observações
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Na coluna “observação”
informar que documentos foram apreendidos, e se foi constatado qualquer tipo de
rasura ou erro de preenchimento do Auto de Infração.
É expressamente proibido o cancelamento de autos de infração e tal
conduta, caso ocorra, motivará a abertura automática de Inquérito Policial
Militar para apuração. Em caso da identificação de Autos de Infração Lavrado
com rasura, ou erros de preenchimentos, este deverá ser refeito.
VI- DESLOCAMENTO DE POLICIAIS
Neste item o
Oficial responsável pelo serviço deverá informar acerca dos deslocamentos de
policiais lotados neste batalhão e em vitória do Jari para outro município como
Macapá ou Santana. Deverá colocar a hora estimada da viagem e o tempo estimado
de permanência naquele no município, e para tanto o policial que se deslocar a
Macapá deverá dar ciência ao Oficial de Área sobre sua viagem.
VII- MATERIAL CARGA
Neste item deverão
constar as alterações referentes às instalações físicas do quartel, material em
geral e alterações nas viaturas.
VIII- OCORRÊNCIA EM GERAL
- As
ocorrências deverão ser numeradas em cada parágrafo de acordo com o assunto.
- A descrição
das ocorrências neste item dispensam a elaboração de um relatório de serviço a
parte.
- Ocorrências
não atendidas pela policia militar também deverão constar neste item como
homicídios que findam no H.E., acidentes de transito na estrada, acidentes não
atendidos pela PM, alteração de militares, e outras coisas que o Oficial julgar
relevante.
- Caso ache necessário,
o Oficial poderá anexar fotos nos textos do relatório.
IX- PASSAGEM DE SERVIÇO
No horário previsto, passei o serviço de
Fiscal/Oficial de Dia ao meu Sucessor Legal, posto/graduação FULANO DE TAL, sem/com alteração e com
todas as ordens em vigor.
Laranjal do Jari-AP, __/__/____.
NOME COMPLETO – POSTO/GRADUAÇÃO
Oficial/Fiscal
de Área do 11º BPM- Vale do Jari
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