sexta-feira, 30 de setembro de 2011

VEREADORES, A VOZ DO POVO DE UM LUGAR


Reunião com dos vereadores sobre a Segurança Pública

Audiência Pública sobre as necessidades do município
           Dia primeiro de Outubro é o dia em comemoramos o “Dia do Vereador” e, só para lembrar a aqueles que nasceram depois da supressão das disciplinas “Educação Moral e Cívica” e “OSPB – Organização Social e Política Brasileira”, o vereador surgiu quando a Corte portuguesa decidiu instalar um representante em cada unidade municipal que tinha administração própria, ou seja, as cidades e vilas. Naquela época, só para lembrar, o processo de eleição era feito em reunião realizada pela Coroa, onde era escolhido o administrador e, juntamente com os pelouros (sacos de couro para depositarem os votos), foi instalado um “Conselho”, que era formado pelos cidadãos mais abastados das cidades ou vilas, hoje eles são os nossos “Vereadores”.
           Nesse sentido, entre as atribuições mais importantes dos vereadores estão:
           - a aprovação das leis que regulamentam a vida nas cidades;
           - Fiscalizar os serviços tradicionais dos municípios (transporte, coleta de lixo, manutenção das vias públicas, fiscalização sanitária etc.).
           Nesse diapasão, os prefeitos comparecem periodicamente na Câmara como convidados para prestar esclarecimentos aos parlamentares, até porque existem nas câmaras de vereadores, comissões especiais, que junto ao tribunal de contas, fiscalizam o bom uso do dinheiro público.
           Como vimos, o vereador é, ao mesmo tempo um defensor da população e do partido a que pertence, sendo, na verdade um porta voz dos interesses gerais dos municípios.
           Lembremos também, que em alguns lugares eles custam muito caro aos contribuintes, em São Paulo, por exemplo, cada um dos 55 vereadores da cidade custa 5,6 milhões aos cofres públicos.
           Em suma, pela importância que tem os vereadores para a cidade, pelas escolhas que fizemos, temos a cidade que merecemos, Laranjal do Jari em pleno crescimento com força e vigor!

Parabéns vereadores,

Tenente-Coronel Ludfrankson, Comandante do 11º Batalhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário