sábado, 31 de dezembro de 2011

JOVEM É ESFAQUEADO NO BAIRRO CENTRAL


Por volta das 5h30min, deste sábado, 31, na Av. Meire Serrão, Centro de Laranjal do Jari, um grupo de jovens desferiu uma facada em Mailton B. V., 20 anos, que recebeu os primeiros atendimentos médicos pelo Corpo de Bombeiros e foi encaminhado ao Hospital de Laranjal do Jari, onde encontra-se em observação médica.
O Sgt Gomes Cunha esteve no local do ocorrido, mas não obtiveram êxito nas buscas pelos envolvidos.

HOMICÍDIO EM VÉSPERA DE ANO NOVO


Nas primeiras horas deste dia 31 de dezembro, sábado, às 03h45min, o jovem Michel Barbosa Moura, 28 anos, passava pela Passarela Vagalume, Centro, quando foi abordado por dois indivíduos, quando um deles desferiu contra ele, uma facada no peito. Logo em seguida,  a dupla tomou rumo ignorado e até agora não sabido.
           Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local realizando os primeiros socorros à vítima, encaminhado-a ao Hospital Estadual de Laranjal do Jari, onde não resistindo aos ferimentos, foi a óbito naquela Casa de Saúde.
A equipe policial, tendo a frente o Sgt Silva Rocha, esteve no local e efetuou diligências à procura dos acusados, porém não obtiveram êxito nas buscas. A Polícia Militar continua em diligência no encalço dos suspeitos envolvidos no homicídio, que têm suas identidades preservada para não interferir nas investigações. 

Atualizada e editada em 02.01.12

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

AGRESSÕES E AMEAÇAS NO BAIRRO AGRESTE


Na noite desta quinta-feira, 29, uma ligação telefônica feita ao 190, dava conta de dois homens que estavam em via pública trocando agressões, na Rua Machado de Assis, bairro Agreste.
Os contendores eram Alexandro P. S. (28 anos) e E. S. M. (17 anos), que após uma calorosa discussão entraram em vias de fato, trocando agressões físicas e ameaças. Ambos informaram aos policiais terem sofrido tentativa de homicídio, acusando um ao outro.
Diante dos fatos, os envolvidos foram levados à Delegacia para prestarem esclarecimentos sobre o ocorrido, segundo consta no B. O. nº 798/2011-PM.

DISCUSSÃO DE CASAL TERMINA EM AGRESSÕES


Por volta das 15h, de 29 de dezembro, quinta-feira, a viatura policial comandada pelo Sgt Pinto Martins foi até a Passarela Principal no bairro Malvinas atendendo solicitação feita ao telefone 190 pela senhora N. E. S. M. (22 anos), que se queixou ter sido agredida por seu companheiro, G. C. P. (18 anos).
A vítima informou que discutiu com seu companheiro, que por sua vez lhe agrediu com tapas e socos,  o que lhe resultou em hematomas no rosto, além de ameaçá-la de morte. Também, informou aos militares sobre o paradeiro de seu agressor, que logo foi encontrado e encaminhado à presença do Delegado de Polícia Civil, fato registrado no B. O. nº 797/2011-PM. 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

JOVEM TEM CELULAR ROUBADO EM VIA PÚBLICA NO BAIRRO CASTANHEIRA


Por volta das 22h30min, do dia 28 de dezembro, quarta-feira, a viatura policial comandada pelo Sgt Silva Rocha em atendimento a solicitação feita pelo telefone 190, deslocou-se até a Av. Nelson Gama, bairro Castanheira, onde teria acontecido um roubo.
Chegando ao local, os policiais foram informados pela vítima, J. F. S., 20 anos, que trafegava em via pública quando foi abordada por dois homens que de uso de uma faca e mediante ameaça, obrigou-lhe a entregar seu aparelho celular. A vítima informou, também, as características dos infratores, o que auxiliou na busca pelos acusados do roubo.
Após diligências, Richard B. O., 30 anos, conhecido vulgarmente por "Missa", foi reconhecido pela vítima e testemunha do fato ocorrido, porém o segundo participante no roubo conseguiu empreender fuga, levando consigo o objeto roubado e a arma utilizada.
Segundo informações do Sgt Silva Rocha, denúncias de populares davam conta de vários roubos de celulares e bens pessoais que vinham acontecendo no bairro Castanheira, sendo "Missa" o acusado pelas vítimas.
As partes foram apresentadas ao Delegado de Polícia para as devidas providências, sendo lavrado o B. O. nº 796/2011-PM.

ACIDENTE DE TRÂNSITO NA AV. TANCREDO NEVES DEIXA FERIDOS


Na noite desta quarta-feira, 28 de dezembro, por volta das 20h, aconteceu um acidente de trânsito na Av. Tancredo Neves, bairro Centro, envolvendo uma motocicleta e um ciclista.
Informações de testemunhas davam conta de que a motocicleta conduzida por M. V. C. S., 30 anos, trafegava na referida via quando veio a colidir com duas pessoas que estavam em uma bicicleta, sendo elas, R. S. B., 26 anos, e J. S. B., 16 anos, que segundo informações de familiares, está gestante de aproximadamente 4 meses.
O Sgt Gomes Cunha e sua equipe estiveram no local do acidente, juntamente com o Corpo de Bombeiros que prestaram os primeiros socorros às vítimas, sendo encaminhados ao Hospital de Emergência, onde a adolescente até o presente momento se encontra em observação.
Em decorrência dos fatos, o condutor da motocicleta foi apresentado na Delegacia de Polícia por Lesão Corporal, conforme consta no B. O. nº 795/2011-PM.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

RACHA DE MOTOS NA TANCREDO NEVES


Racha de Motos



                       A central do 11ª BPM recebeu informações de que menores estariam promovendo disputa de Racha de Motos (Disputar corrida por espírito de emulação) na Avenida Tancredo Neves, umas das principais avenidas do município de Laranjal do Jari.  
                Sabe-se que  essa atividade é proibida e que oferece perigo tanto para quem promove quanto à seus espectadores, uma vez que os condutores podem perder a direção dos veículos e atingir alguém, ou até mesmo, sofrer diversos tipos de acidentes. A Equipe da Polícia Militar foi até o local e os infratores, menores de idade, já teriam se evadido do local deixando abandonada uma moto, sendo recolhida para o pátio do quartel e o proprietário será enquadrado nos artigos do código de Transito (CTB): art.173, art.174, art.175.

domingo, 25 de dezembro de 2011

É INACREDITÁVEL!



             Novamente violência doméstica lidera a demanda do serviço de atendimento 190 do 11º BPM. Durante o final de semana foram 29 atendimentos por este motivo, dos quais 06 foram apresentados na delegacia, 10 resolvidos no local e inacreditavelmente, 13 não quiseram representar contra o seu agressor(a), ou seja, se arrependeram de ter chamado a polícia, deixando o seu agressor(a) impune.

DANDO MAU EXEMPLO


                   Um instrutor de auto-escola foi flagrado e preso por dirigir embriagado em Laranjal do Jarí, próximo ao Terminal Rodoviário. M.P.R, de 30 anos, após  ultrapassar perigosamente uma viatura do 11º BPM e ainda realizando sucessivas manobras perigosas, pondo em risco a integridade de outros motoristas e pedestres que por ali trafegavam.
                    Os policiais abordaram o infrator que já apresentava aparentes sinais de embriaguez alcoólica, sendo realizado o teste do Etilômetro, conhecido popularmente por bafômetro, e constatado o índice de 0,99 miligramas de álcool por litro de ar expelido, considerado estado de embriaguez.
                     O condutor do veículo foi detido, autuado e levado para a delegacia.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

POLÍCIA COMUNITÁRIA ATENDE OCORRÊNCIA DE AMEAÇA E EFETUA PRISÃO DE FORAGIDO DA JUSTIÇA DO PARÁ


Vulgo "BOLA"

                  A Equipe Policial Comandada pelo Sargento José Araújo foi acionada, via central, para atender uma ocorrência de ameça na Passarela Oiapoque - Centro, quando chegando ao local foi informada pelo Sr. Rubens, cunhado do infrator, que disse que o acusado ameaçou agredir sua irmã e que estava quebrando todos os utensílios  e objetos da casa. 
                     O Sr. Rubens informou também, que Valmir (Bola) estava altamente violento e com os ânimos exaltados, e que em data anterior já houve uma ocorrência de rixa no local,  em que o mesmo estava envolvido. Após o fato, foi constatado que o infrator tratava-se do vulgo "BOLA" e que possuía contra ele, um Mandado de Prisão em aberto, Processo nº 004.2011.2000451-3 do Tribunal de Justiça do Pará-Comarca de Almerim. 
               Ao receber voz de prisão, o infrator não ofereceu resistência, sendo entregue na 1ª DP-LJ para  os procedimentos legais. 

POLICIAIS DA UNIDADE COMUNITÁRIA EFETUAM PRISÃO DE HOMICIDA FORAGIDO DA JUSTIÇA


"Negão"

           No início da noite, por volta das 21h30min, a equipe comandada pelo Sargento José Araújo, recebeu informações de Policiais Civis que informaram que o Homicida Erivaldo da Silva Mendes, que tinha um mandado de prisão em aberto (Processo nº 0003682-66.2009.8.03.008 - Justiça do Estado do Amapá - Comarca de Laranjal do Jari), estava em uma casa localizada na Passarela Nossa Senhora de Fátima - Centro.
               A Equipe deslocou-se até o endereço, e chegando ao local, a irmã do homicida não cooperou com os Policiais Militares, sendo feitas várias perguntas à dona da casa, que por sua vez, se mostrou bastante nervosa e insistiu por várias vezes que em sua residência seu irmão não se encontrava; até que a mesma decidiu autorizar a entrada da Equipe, que ao entrar em um quarto que estava escuro observaram que Erivaldo da Silva Mendes ali se encontrava escondido atrás da porta, momento em que lhe foi dado voz de prisão e conduzido até a 1ª DP-LJ para as providências legais.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NOVO COMANDANTE DO 11º BATALHÃO



         Seguindo a política de segurança pública do Governo do Estado do Amapá, por determinação do Comandante Geral da Polícia Militar, assume o comando do 11º Batalhão PM – Laranjal do Jarí – o Major PM Adamor de Oliveira Gonçalves em substituição ao Tenente-Coronel Ludfrankson de Souza Brasil. 
            O Major Adamor assume o comando com a missão de continuar o trabalho que está sendo realizado, cumprindo as diretrizes do Comando Geral da instituição tendo como vetor o policiamento comunitário, a política integrada de segurança pública e a redução da criminalidade.

POLICIAIS DA UNISC APREENDEM DROGAS NO BAIRRO MALVINAS


Na madrugada de 20 de dezembro, terça-feira, uma equipe policial da UNISC comandada pelo Sgt Daniel apreendeu 6 (seis) papelotes de substância supostamente entorpecente, em posse de Michele F. S., de 29 anos.
A equipe policial estava em patrulhamento pelas ruas do bairro Malvinas por volta das 2h30min, quando encontrou em atitudes suspeitas, a infratora de posse dos invólucros, que confessou aos policiais militares ser usuária de drogas.
Michele foi encaminhada a presença do Delegado de Polícia através do B. O. nº 772/2011-PM, sendo lavrado o termo flagrancial, sendo posteriormente encaminhada ao IAPEN.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DESPEDIDA DE UM CIDADÃO LARANJALENSE

           Neste momento em que passo o Comando do 11º Batalhão ao novo Comandante, Major Adamor, levo comigo a sincera sensação do dever cumprido, apesar dos percalços do exíguo contingente, da carência de viaturas, lanchas e equipamentos; nós conseguimos avanços notáveis, graças à mídia, aos policiais do 11º Batalhão, que foram incansáveis nessa luta do bem contra o mal, e à Comunidade Laranjalense, pela participação, nos mostrando o caminho a ser trilhado para encontrarmos os fatos.
           Devo dizer, com franqueza que a experiência de Comandar o Batalhão do Vale do Jari me enriqueceu muito, porque consegui esvaziar minha taça, deixando de lado tudo que supunha saber, para absorver os saberes desse povo tão bom, que eu confesso que levo no peito uma saudade enorme.
           Entre os avanços obtidos, destaco o aumento do efetivo para 127 policiais, a aquisição de mais 6 viaturas (4 já entregues à sociedade), a iluminação do campo de Futebol (única opção na cidade, depois do Estádio Queirogão), a Academia de Musculação e Artes Marciais, a aquisição de uma lancha (já licitada), a Base da Unidade Integrada de Segurança Comunitária, que a Comunidade deve cuidar, fiscalizar e não permitir que os policiais saiam daquela área, a fim de estarem dedicados exclusivamente à segurança daquela região e, 3 policiais em formação para trabalharem no PROERD, orientando as crianças nas escolas, sobre os efeitos nocivos do envolvimento com as drogas e com a violência; e, esse blog, cuja finalidade é dar publicidade ao nosso mister.
           Hoje, meus amigos, volto para o lar, modificado, um novo homem, com um novo propósito, com uma nova maneira de fazer a segurança pública, sem o paradoxo de ver a sociedade e a Polícia de lados opostos; por isso, sinto-me melhor, especialmente por ter sido aceito num lugar cheio de homens de bem.
           Nosso trabalho pela cultura, pelo esporte e pela segurança pública foi somente o cumprimento do dever, que todo gestor, seja ele político ou não precisa honrar, visto que o objetivo maior é o bem-estar social.
           Finalmente, desejo ter força e firmeza de caráter para sempre cumprir meus deveres para com Deus, em quem deposito minha confiança, nos extremos lances da vida; para com a Pátria, a qual, se declararem guerra, esse filho vai morrer lutando por ela; para com minha família, a quem devo meu caráter de homem livre e de bons costumes; para com meu próximo a quem devo respeito, auxílio e socorro, por profissão e por personalidade, e para comigo mesmo, pela responsabilidade de honrar todos os meus compromissos, sem perder a ternura do homem simples que sou. Pois nenhum cargo, posição social, patente ou status, me modificará ao ponto de abandonar as amizades que construí, de tocar meu velho violão numa Praça, ou de sentar à mesa desse povo que aprendi a amar e que hoje faço parte.
          
           Meus Agradecimentos sinceros e fraternos,

           Tenente-Coronel Ludfrankson – Orgulhosamente Cidadão Laranjalense.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

HOMICIDA É CAPTURADO DOIS DIAS APÓS ASSASSINAR EX-MARIDO DE SUA ATUAL COMPANHEIRA

           Policiais Militares do Distrito de Monte Dourado, comandados pelo Sgt Martins, capturaram nesta tarde de segunda-feira, 19 de dezembro de 2011, por volta das 14h45min, o foragido Wanderley de Sousa, acusado do homicídio que vitimou Carlisson Batista Ferreira, Ex-esposo de sua atual Companheira, no dia 10 de dezembro de 2011.
           Segundo as informações colhidas pelos policiais, após cometer o crime, Wanderley empreendeu fuga, indo homiziar-se no Estado do Pará, fato que durou até ser encontrado pelos policiais paraenses, que há algum tempo trabalham em cooperação técnica com policiais amapaenses, na divisa dos dois Estados.
           O Sgt Martins efetuou a transferência do acusado à equipe comandada pelo Sgt V. Pacheco, através de Auto de Entrega de Foragido, sendo ele, em ato contínuo, apresentado na delegacia de Laranjal do Jari, à autoridade policial civil, para fins de apuração e responsabilização. Conforme a narrativa do Boletim de Ocorrência nº 769/2011-PM.

domingo, 18 de dezembro de 2011

MOTOTAXISTAS SE AGRIDEM EM DISPUTA POR PASSAGEIROS

           Durante um patrulhamento pelas ruas de Laranjal do Jari, a equipe policial comandada pelo Sgt Aristarco, foi chamada para atender a uma ocorrência, onde os dados dão conta de que dois mototaxistas iniciaram uma discussão cujo fim era a disputa por passageiros.
           A querela iniciou no Terminal Rodoviário da cidade, tendo continuidade na “Lanchonete da Tunica”, no bairro Agreste.
           Segundo os envolvidos na confusão, a discussão que teve início na Rodoviária progrediu para agressão com ofensas, culminando com um dos envolvidos aplicando vários socos e chutes, seguidos de muitos golpes com o capacete, o que lhe causou uma lesão no rosto do oponente.
           Diante do fato narrado aos policiais, as partes foram levadas à delegacia para que a autoridade que sejam tomadas as providências cabíveis ao caso. Conforme o Boletim de Ocorrências nº 764/2011-PM.

LADRÃO INVADE RESIDÊNCIA E É CAPTURADO NAS RUAS DO BAIRRO PROSPERIDADE

           O senhor A. F. R. (46 anos), foi vitimado por um infrator de nome Edimilson S. C. (27 anos), que, segundo a vítima, entrou em sua residência, enquanto ele dormia, em busca de objetos para furtar e, ao ser avistado, o infrator empreendeu fuga pelas ruas do bairro Prosperidade.
      Uma equipe policial foi deslocada para a diligência, conseguindo capturar o delinquente e, consequentemente o bem furtado.
              O fato ocorreu na Rua 13 de Junho, bairro Prosperidade, por volta das 04h52min, deste domingo, 18 de dezembro de 2011 e, o infrator foi levado à delegacia e apresentado à autoridade para que seja responsabilizado pela invasão do domicílio e pelo furto de um aparelho celular, que conseguiu levar consigo. De acordo com as anotações do B. O. nº 763/2011-PM.

MENOR AMEAÇA GUARDAS MUNICIPAIS NO TERMINAL RODOVIÁRIO

           Neste dia 18 de dezembro de 2011 (domingo), por volta das 03h30min, o adolescente J. S. F. (16 anos), foi denunciado a existência de um adolescente portando uma arma branca, em meio à multidão de pessoas que naquela ocasião participava da Festa alusiva ao aniversário da cidade de Laranjal do Jari. E ao ser abordado por uma equipe de Guardas Municipais, comandada pelo Guarda Frank, os ameaçou de morte com aquele instrumento perfuro-cortante.
           Uma equipe da Polícia Militar foi acionada e, lá encontrou Maxsandro J. M. (25 anos), na companhia de dois menores, entre eles o acusado de cometer o ato infracional.
           A equipe do 11º Batalhão fez a busca pessoal e encontrou a faca junto ao corpo do menor, que ao ser conduzido à delegacia, também dirigiu aos policiais que o prenderam, ofensas e ameaças; sendo a seguir apresentados ao delegado para que apure o fato. Conforme a notícia consignada no B. O. nº 762/2011-PM.

sábado, 17 de dezembro de 2011

MULHER REAGE A AGRESSÃO E CORTA O PESCOÇO DO COMPANHEIRO

            Neste fim de semana, a Polícia Militar foi acionada, através do telefone 190, para que fosse atendida uma ocorrência, onde a queixosa, Marciene P. H. (22 anos) disse aos policiais da equipe comandada pelo Sgt Pinto Martins, que ela e seu companheiro, Evilázio A. N. (38 anos), encontravam-se em uma pousada localizada na Rua da Usina, quando por razões inexplicadas, seu companheiro aplicou-lhe vários tapas no rosto e tentou asfixiá-la com as mãos.
           Complementou, ela, que diante da superioridade física de seu agressor, tomou posse de uma garrafa, que depois de quebra-la desferiu um golpe que resultou em um corte na altura do pescoço, que ela disse ter produzido em defesa própria.
           Depois de ouvira, atentamente, a narrativa da denunciante, os policiais conduziram as partes à delegacia para que sejam dirimidas as dúvidas na presença da autoridade policial civil, na forma da lei. Conforme cita o boletim de Ocorrências nº 756/2011-PM.

JOVEM É AGREDIDO NA FESTA DA CIDADE

           Durante as festividades de Aniversário da Cidade de Laranjal do Jari, na Praça localizada ao lado do terminal rodoviário, um homem de iniciais G. P. S. (22 anos), procurou, por volta das 4 horas, deste sábado, a guarda Municipal, de serviço naquela praça de eventos, informando que foi violentamente agredido por Francivaldo M. S. (23 anos).
           Uma equipe policial comandada pelo Sgt V. Pacheco, foi ao local, onde obteve a informação de que a vítima foi repentinamente, e sem qualquer razão aparente, violentada a socos chutes e outros atos de violência à mão livre.
           O acusado não quis dar explicações aos policiais, sendo levado à presença do delegado para que esclareça as razões de seu ato delituoso. Conforme dizem as informações contidas no B. O. nº 759/2011-PM.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

COMANDANTE DO 11º BATALHÃO É HOMENAGEADO COM O TÍTULO DE CIDADÃO LARANJALENSE

           Hoje, 16 de dezembro de 2011, sexta-feira, a Câmara de Vereadores de Laranjal do Jari, realizou Seção Plenária de outorga do Título de “Cidadão Laranjalense” a pessoas que depois de indicadas e analisadas pelos edis daquela casa de leis, foram aprovados pelos membros do parlamento municipal.
           Lá, foram homenageadas várias pessoas ilustres, obedecendo à ordem de três por cada vereador.
           O Tenente-Coronel Ludfrankson, recebeu esse ilustre título, que compartilha com sua tropa, cujo trabalho abnegado, segundo ele, produziu os efeitos que levaram a Vereadora Benedita Francisca Moreira, conhecida pelo apelido carinhoso de “Professora Beta”, a oferta essa tão importante comenda. Enfatizou ainda o Comandante, que ele é apenas um portador da mensagem de Paz, usando seus conhecimentos para preservar a ordem pública, devendo todo esse mérito a seus policiais, que com lealdade e idealismo conseguem trazer os índices de criminalidade para níveis toleráveis.
           Por fim, disse ele, ser eternamente grato àqueles membros pela anuência à indicação da nobre Vereadora, dá cidadania a uma tropa inteira, através do seu gestor. Seremos eternamente gratos, disse.

COMANDANTE LUDFRANKSON RECEBE ALUNOS PESQUISADORES DE LARANJAL DO JARI

           O 11º Batalhão recepcionou, na manhã desta sexta-feira, um grupo de alunos pesquisadores da Escola Raimunda Rodrigues Capiberibe, onde ocorreu uma entrevista cujo tema abordou problemas e soluções para o trânsito de Laranjal do Jari.
           Na ocasião, os discentes fizeram várias perguntas, esclareceram dúvidas relativas à legislação, emitiram sugestões importantes, entre elas, podemos destacar a colocação de semáforos e a mudança no sentido do fluxo nas principais vias da cidade.
           O Comandante Ludfrankson, além de esclarecer a interpretação hermenêutica e a devida aplicação do Código de Trânsito Brasileiro e das Resoluções do CONTRAN, efetuou demonstração do uso dos equipamentos (etilômetro, o sinais usados pelos policiais, o uso de apitos etc.) e os procedimentos dos usuários das vias, quanto à sinalização Horizontal e vertical; esclarecendo a previsão legal para os lugares onde não existe sinalização.
           O resultado desse trabalho será exibido na exposição que os mestres e alunos estão providenciando para os próximos dias na Escola Raimunda Capiberibe, na Avenida Tancredo Neves, cuja localização privilegiada, levou aquele Oficial entrevistado a sugerir a elaboração de um projeto que contemple os alunos, formando uma “Brigada Escolar”, que poderá contribuir para a orientação de condutores de veículos e pedestres, na frente da própria Escola, nos períodos intervalares das aulas, ou nos contra turnos, colocando à disposição os policiais do seu Batalhão para a qualificação dos alunos.

LIDERANÇAS DE VITÓRIA DO JARI SE REÚNEM PARA DISCUTIR A SEGURANÇA PÚBLICA DA CIDADE

           Reuniram-se no Auditório do Ministério Público de vitória do Jari, as maiores representações da cidade, com o objetivo de compartilhar assuntos relativos à segurança pública. Entre os temas abordados merece destaque o exíguo efetivo policial Militar e civil, cuja demanda de ocorrências, torna inviável o pleno atendimento, em razão do prolongamento do tempo-resposta; a grande incidência de furtos cometidos na cidade; a implementação de programas sociais voltados para a juventude e a integração entre o trabalho policial e as ações da comunidade, fiscalizando e denunciando os fatos, a fim de obter um estado de paz.
           A reunião foi idealizada pelos vereadores Salada e Gerrar, e presidida pelo Promotor de Justiça Wueber Penafort; dela participaram:
            O Ministério Público;
            O comandante do 11º Batalhão, Tenente-Coronel Ludfrankson;
            O Prefeito de Vitória do Jari, Luiz Beirão e seu Vice, Cutia;
            O Delegado de Polícia Civil, Leandro;
            O Presidente da Câmara de Vereadores, Alcides;
            Os Vereadores Gerrar e Salada;
            O Sr. Manoel, remanescente do antigo Conselho Comunitário de Segurança;
            Os radialistas Roberto Souza e Ary Duarte;
            O Presidente da Associação Comercial, Waldick (Camaleão);
            O Sr. Antonio, membro da Associação de Moradores do Cajari;
            O Irmão Bena, Presidente da Associação de Taxistas;
            A Professora Kátia, da Escola Theotônio Vilela;
            O Tenente Alves, Comandante da Companhia de Polícia Militar de Vitória do Jari.
            Além de outros representantes de associações locais: mototaxistas etc.
           Ficou prometido pelo Comandante Ludfrankson, o envio de 10 policiais no mês de fevereiro, mais uma motocicleta, para policiar as áreas cujo terreno não permite a entrada de viaturas, nas escolas da cidade, “esta promessa já está ratificada pelo Comandante Geral da PM”, disse ele.
           Ficou ainda, prometido o envio de alguns policiais de Laranjal do Jari para reforçarem o policiamento durante as festividades natalinas.
           Depois de esgotarem as demandas sociais inerentes à segurança pública naquela cidade, o Promotor de Justiça Dr. Wueber Penafort, após um breve pronunciamento, encerrou a reunião, que produziu um documento a ser apreciado pelas autoridades, para que sejam atendidos os anseios da sociedade de Vitória do Jari.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MALANDRAGEM É PRESO NAS MALVINAS, POR FURTO

           Cumprindo um Mandado de Prisão Preventiva, exarado pelo Meritíssimo Juiz da 2ª Vara da Comarca de Laranjal do Jari, uma Equipe policial da UNISC da área sul da cidade, prendeu e apresentou à autoridade policial civil, o infrator Luciel Barbosa Sousa (26 anos), conhecido pela alcunha de “MALANDRAGEM”, para que seja responsabilizado pelo crime tipificado no Artigo 155 §4º do Código Penal (furto qualificado).
           Ao ser surpreendido pelos policiais, “Malandragem”, que é autor de vários roubos e furtos em toda a cidade, tentou saltar da passarela onde fica a casa de sua mãe, porém, não obteve sucesso porque já havia um policial embaixo da casa, o esperando.
           Ele foi recomendado a não resistir à prisão, sendo levado à delegacia. Conforme a narrativa do Boletim de Ocorrências nº 755/2011-PM.

PRODUTOS “PIRATAS” SÃO APREENDIDOS EM LARANJAL DO JARI

           Uma equipe policial comandada pelo Sgt Silva Rocha, apreendeu, nesta quarta-feira 14 de dezembro de 2011, duzentos e vinte e dois DVD’s que estavam sendo comercializados publicamente por E. F. C. (31 anos), na Rua Emílio Médici, bairro Agreste.
           Por volta das 19h30min, quando a equipe abordou o proprietário da mercadoria, ele informou que, realmente comercializa “produtos Piratas”, já há algum tempo aqui no Vale do Jari.
           E por essa razão foi levado à presença do delegado para que responda pelo delito a ele imputado, na forma da lei. Tudo conforme a narrativa do B. O. nº 752/2011-PM.

GOVERNO INAUGURA PRIMEIRA UNIDADE DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO DO ESTADO, EM LARANJAL DO JARI


           Ocorreu, nesta quarta-feira, 14 de dezembro de 2011, a inauguração da Unidade Integrada de Policiamento Comunitário – UNISC, em Laranjal do Jari. Com a implantação dessa primeira célula, o Governo do Estado cumpre uma a promessa feita durante o Planejamento Plurianual Participativo, realizado aqui, no Vale do Jari.
           O evento contou com a presença do Governador, três Deputados Estaduais, a Prefeita e os vereadores de Laranjal do Jari, representantes das instituições e entidades comerciais, sindicatos e a comunidade da região contemplada.
           A Unidade contará com uma viatura, e com os serviços de 30 policiais militares, que trabalharão nos bairros: Malvinas, Centro e Santarém, oferecendo à comunidades desses bairros um novo modo de fazer segurança pública, que é a atuação policial baseada em estratégias participativas, visto que as ações são compartilhadas com um Conselho de Segurança composto, preferencialmente pelas seis maiores forças da sociedade: Polícia, comunidade, autoridades civis eleitas, comunidade de negócios, poder judiciário ou MP, e a mídia.
           Nesse sentido, fundamentada no exercício pleno da cidadania e no mais profundo respeito aos Direitos Humanos, a tropa da UNISC vem quebrar a resistência que e o comodismo da sociedade, através da participação popular nas ações policiais, para a redução dos índices de criminalidade.
           Finalmente, uma vez implantada a Unidade policial, seguiremos os próximos passos, que são: reunião com as lideranças das comunidades, a capacitação dessas lideranças sobre o papel deles, dos policiais e dos moradores dos bairros, a avaliação dos resultados, então, futuramente a expansão do programa a toda a cidade de Laranjal do Jari.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

POLICIAIS PRENDEM MAIS UM TRAFICANTE EM LARANJAL DO JARI

           Foi preso nesta terça-feira, 13 de dezembro de 2011, na Passarela São Benedito, bairro Malvinas, o maranhense Lindoal de Jesus Lopes Arouche, acusado de estar comercializando substâncias entorpecentes.
          As equipes policiais do BOPE e do 11º Batalhão, comandadas pelo Tenente Kleber e Sgt Silva Rocha, respectivamente, o abordaram por volta das 17h30min e, com ele encontraram uma substância de coloração branca e alguns objetos, que foram entregues na DP. Ao avistar os policiais, “Bói”, como é conhecido no bairro, tentou fugir, atirando-se da Passarela, o que lhe resultou em uma lesão no supercílio, sendo necessária a condução ao Hospital para receber atendimento médico.
          Posteriormente, aquele acusado reagiu à prisão, sendo imobilizado e algemado, antes de ser levado à delegacia para que fosse interrogado pela autoridade Policiai civil, que efetuou o flagrante delito. Conforme narra o Boletim de Ocorrências nº 750/2011-PM.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

POLÍCIA COMUNITÁRIA PRENDE, NAS MALVINAS, HOMEM PROCURADO

           Durante um patrulhamento pela Avenida Brasil, no Centro de Laranjal do Jari, por volta das 20h10min deste domingo, uma equipe policial comandada pelo Sgt Silva Rocha, encontrou Mizael Monteiro de Brito (25 anos), que tinha contra si um mandado de prisão em aberto.
           Ao perceber a aproximação da viatura, o homem fugiu em direção ao bairro Malvinas, onde Policiais da UNISC conseguiram detê-lo, quando tentava homiziar-se sob uma casa naquela região de ressaca.
           O homem procurado foi preso e levado à presença do delegado para que possa ser entregue à autoridade judiciária, na forma da lei. Conforme os dados mencionados no B. O. nº 747/2011-PM.

CASAL SUSPEITO DE NARCOTRÁFICO É PRESO EM LARANJAL DO JARI

           Por volta das 20h10min deste domingo, Bernaldo Braga Cruz Filho (50 anos) e Antonia Guedes Pereira (34 anos), foram denunciados por populares, através do telefone 190, por encontrarem-se vendendo substâncias entorpecentes, na Avenida Macapá, bairro Castanheira.
           Uma equipe policial comandada pelo Sgt Silva Rocha, foi até o local e lá, encontrou o casal com o material, que les próprios disseram ser drogas, preparada em vários invólucros, mais uma quantia em dinheiro, também informada pelo casal como sendo fruto da venda do produto ilícito.
            Diante dessas informações e do material recolhido, a dupla foi levada à presença do delegado, para fins de tomada dos procedimentos legais. Conforme nos conta os escritos no B. O. nº 744/2011-PM.

MARIDO ENCIUMADO MATA EX-ESPOSO DE SUA MULHER

Diocélio, acusado do Homicídio
           Cerca de 23h30min, deste sábado, 10 de dezembro de 2011, populares informaram à Central de Operações do 11º Batalhão, que um homem havia efetuado vários disparos com arma de fogo, na Passarela Amapá, Bairro Central de Laranjal do Jari.
           Uma equipe policial foi deslocada para atender à ocorrência e, chegando lá, encontrou Carlyson Batista Ferreira ferido no pescoço por projétil de arma de fogo.
           Segundo as informações prestadas por familiares da vítima à equipe que os atendeu, o autor do disparo chama-se Diocélio Sousa (25 anos), residente na Passarela Amapá, no Centro da cidade; disseram, ainda, que o crime ocorreu porque o atual esposo de Alessandra A. L. (23 anos), não gostou da visita do ex-esposo de sua companheira, alvejando seu oponente, depois de uma rápida discussão.

sábado, 10 de dezembro de 2011

HOMEM É ALVEJADO DURANTE TROCA DE TIROS E VAI A ÓBITO

           A Central de Operações do 11º Batalhão recebeu, nesta sexta-feira, 09 de dezembro de 2011, a informação de que um homem, citado pelo denunciante como traficante de entorpecentes, encontrava-se circulando pelas ruas de Laranjal do Jari em uma motocicleta Honda BIS, cor prata, placa NEA 2280, cuja placa, de acordo com pesquisa feita ao Banco de dados, pertence a um carro tipo Fiat Siena, registrado no DETRAN do Estado do Paraná. Informou o denunciante que ele estava realizando a distribuição de drogas a revendedores daquele produto, em vários pontos da cidade.
           Uma equipe policial do Batalhão de Operações Especiais foi designada para diligenciar o caso, encontrando o denunciado por volta das 22h40min, na Rua Carlos Coimbra, bairro Prosperidade.
           Segundo os dados contidos no Boletim de Ocorrências nº 737/2011-PM, o homem, posteriormente identificado como DORIELSON SANTOS BRITO, conhecido pela alcunha de DIELSON, ao avistar a viatura policial, sacou da cintura uma arma de fogo, tipo revólver, indo a seguir, homiziar-se no interior da casa de nº 604.
           Está, ainda, relatado no B. O. que ante a atitude suspeita do homem, os policiais determinaram que largasse a arma, dando-lhe voz de prisão; e que o homem respondeu à verbalização dos policiais com um disparo da arma que portava.
           Que os policiais revidaram ao ataque, alvejando aquele agressor, que mesmo sendo conduzido imediatamente, pelos policiais à emergência do Hospital Estadual de Laranjal do Jari, não resistiu ao grave ferimento, indo a óbito durante o atendimento médico.
           Com ele foram encontrados: um revólver calibre 32, com o número de série raspado, contendo 6 cartuchos, um deles deflagrado e 5 não disparados; os peritos criminais da Polícia Técnico-científica, ao realizarem a perícia no local da ocorrência, encontraram um invólucro de plástico contendo uma substância em, pó de coloração branca, supostamente entorpecente.
           O fato foi comunicado ao delegado e os produtos entregues na delegacia para os procedimentos legais inerentes ao caso.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

MAIS UM ACUSADO DE TRÁFICO É DETIDO EM FLAGRANTE

           Aconteceu nesta quinta-feira, por volta das 21 horas, uma apreensão de substância, supostamente entorpecente, cujo portador disse aos policiais do BOPE, que o capturaram, que o material pertence à outra pessoa, já conhecida no meio policial, por envolvimento com o narcotráfico em Laranjal do Jari.
           O fato ocorreu na Rua Carlos Coimbra, bairro Prosperidade, e, segundo o infrator, José Horlando Lopes Leite, ele mantém uma “Boca”, onde presta serviços ilícitos ao proprietário do negócio.
           Durante a ação policial, ele tentou fugir, sendo contido pelo uso da força e de algemas, sendo levados à presença do delegado, ele e o material apreendido, para que as providências inerentes ao caso sejam tomadas. Conforme nos diz os escritos do B. O. nº 735/2011-PM.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

HOMEM É PRESO POR CAUSAR DANOS À ORNAMENTAÇÃO NATALINA DE PRAÇA NO CENTRO


             A população do município de Laranjal do Jari foi presenteada com a ornamentação natalina da Praça João da Silva Nery no centro da cidade, que diariamente recebe visitantes para momentos de lazer, e aproveitando o brilho dos enfeites guardam em fotografias lembranças de ornamentação tão bonita, que em sua maioria foram confeccionadas com material reciclado, demonstrando assim o compromisso com meio ambiente.
             Porém, a Central de Operações do 11º Batalhão PM já recebia denúncias de populares que contavam sobre um homem que estaria depredando a ornamentação natalina, além de danificar os bancos de concreto da praça e promover desordem no local.
             Por volta de 01h da madrugada desta quarta-feira, 07/12, uma equipe de guardas municipais acionou a viatura comandada pelo Sgt Enilson por terem flagrado Jegonios Dias Sandes (20 anos), conhecido vulgarmente por “Cone”, no momento em que tentava furtar lâmpadas da ornamentação natalina da Praça João da Silva Nery, na Av. Tancredo Neves, Centro, ainda com ele sendo encontrado o produto do furto.
           Diante dos fatos, o infrator foi conduzido à presença do Delegado de Polícia Civil por causar danos ao patrimônio público, sendo registrado no B. O. nº 729/2011-PM.

MOTOTAXISTA SOFRE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA AV. TANCREDO NEVES


           Na Av. Tancredo Neves, Centro, aconteceu um acidente de trânsito às 9h da manhã de terça-feira, 06/12, envolvendo uma motocicleta e um automóvel.
             As informações contidas no Boletim de Ocorrência de Acidente Trânsito nº 94/2011-PM, dava conta de que uma caminhonete Hilux, conduzida por José Alberto M. N. (57 anos) trafegava na Av. Tancredo Neves no sentido norte/sul foi fazer uma conversão à esquerda, quando foi abalroado pela motocicleta conduzida pelo mototaxista Leonildo S. C. (25 anos).
          O acidente rendeu a ambos os condutores danos materiais, sendo assinado entre eles, o Termo de Compromisso para recompor os danos causados.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ADOLESCENTE É FLAGRADO TENTANDO FURTAR CASA NO CAJARI


 Nesta segunda-feira, 05/12, por volta das 02h da madrugada, um casal foi surpreendido com um menor de idade no interior de sua residência depois de ter arrombado uma das janelas da casa, acionando imediatamente a Polícia Militar pelo telefone de emergência 190.
A senhora Cátia S. R. (30 anos), informou que acordou na madrugada com um barulho e observou a janela da frente de sua residência arrombada, quando deparou-se com um adolescente dentro de sua casa colocando objetos dentro de uma mochila que carregava nas costas.
A equipe policial comandada pelo Sgt José Araújo encontrou o menor D. M. A., de 16 anos, ainda escondido no quarto das filhas do casal, encontrada com ele uma mochila contendo CD´s e DVD´s, que segundo as vítimas eram de sua propriedade.
O menor foi apresentado à autoridade competente de Polícia Civil, conforme consta no B. O. nº 727/2011-PM.

CONDUTOR FOGE SEM PRESTAR SOCORRO À VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO


Na madrugada desta segunda-feira, 05/11, por volta de 01h30min, aconteceu um acidente de trânsito na Av. Tancredo Neves, bairro Agreste, envolvendo  um carro e uma motocicleta.
Segundo as informações coletadas no local do acidente, testemunhas afirmaram que a motocicleta conduzida por Leonardo M. P. (37 anos), trafegava na referida via, quando foi abalroada por um veículo tipo Fiat Uno que estava em contramão ao sentido de rolagem da pista. Em decorrência do impacto entre os veículos, o motociclista caiu ao chão e sofreu diversas escoriações pelo corpo, sendo encaminhado ao Hospital Estadual de Laranjal do Jari.
O condutor do carro evadiu-se do local não prestando socorro a vítima, porém com apoio de denúncias feitas por testemunhas do acidente, a equipe policial do BOPE, tendo a frente o Sub Ten Cleverton, localizaram Paulo E. C. V. (47 anos), que estava em sua residência e assumiu ter participado do acidente de trânsito e se evadido do local do ocorrido, sendo apresentado na Delegacia conforme o B. O. nº 726/2011-PM.

HOMEM TEM CELULAR ROUBADO NA SAÍDA DA IGREJA


A viatura policial comandada pelo Sgt José Araújo estava em patrulhamento pelas ruas da cidade na noite de domingo, 04/12, por volta das 20h30min, quando foram abordados em via pública por Wagner F. A. (18 anos), que informou aos policiais que havia sido roubado na Av. Tancredo Neves, bairro Centro.
A vítima informou aos policiais que foi abordado violentamente por um homem ao sair da Igreja, que roubou seu celular e uma quantia em dinheiro.
Após diligências, a vítima reconheceu o autor do roubo que estava próximo ao local do ocorrido. Tratava-se de Almir S. L. (23 anos), e com ele foi encontrado os objetos do roubo.
Mesmo tendo resistido à prisão, Almir foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil, conforme consta no B. O. nº 724/2011-PM. 

ADOLESCENTE EMBRIAGADO É DETIDO APÓS BRIGA GENERALIZADA


Na madrugada de domingo, 04/12 por volta das 5h, denúncias anônimas feitas ao telefone de emergência da Polícia Militar, davam conta de uma briga generalizada que estava acontecendo na Passarela Oiapoque, no bairro Centro, onde o Sgt Carlos Neto com sua equipe deslocaram-se na tentativa de capturar os envolvidos.
Chegando ao local, o grupo de contendores empreendeu fuga logo que avistaram a viatura policial, deixando para trás um dos brigões que foi preso no momento em que tentava entrar na residência de sua genitora. O adolescente, J. M. M. (16 anos), apresentava aparentes sintomas de embriaguez alcoólica, além de diversas escoriações pelo corpo possivelmente resultado da luta corporal com seus rivais. Com ele foi encontrado uma foice, que ainda tentou livrar-se dela arremessando sobre a passarela.
Os outros envolvidos na briga conseguiram fugir, porém o adolescente foi entregue a autoridade policial civil na Delegacia de Laranjal do Jari, como conta o B. O. nº 722/2011-PM.

domingo, 4 de dezembro de 2011

AGRESSÕES MÚTUAS TERMINAM EM LESÕES RECÍPROCAS

          Constam os dados do Boletim de Ocorrências nº 721/2011-PM, que por volta das 22 horas deste sábado, 03 de dezembro de 2011, ocorreu um caso de agressões mútuas, onde, segundo os envolvidos, Marilda B. C. (29 anos), depois de iniciar uma discussão com Idevaldo S. S. (30 anos), em um bar da Rua Aracaju.
           Disseram eles que durante a acalorada querela, Marilda e Idevaldo armaram-se de facas de cozinha e, acabaram se lesionando, tudo isso na presença das filhas menores do casal.
           Por tudo isso foram levados à Delegacia para explicarem suas versões do fato ao delegado. Conforme as narrativas do documento acima citado.

CASAL AMEAÇA E LESIONA PESSOAS NA PASSARELA 3 IRMÃOS

           Por volta das 20h, deste sábado, 03 de dezembro de 2011, uma equipe comandada pelo Sgt Carlos Neto foi acionada pela Central de Operações do 11º Batalhão para atender a uma ocorrência, na Passarela 3 Irmãos, onde as informações colhidas dão conta de um caso de lesão corporal, em que Ilena L. S. (28 anos) e Davi L. C. (22 anos) armados de facas lesionaram Maria Antonia S. R. (29 anos) e E. R. C. (10 anos), ferindo também uma criança de iniciais L. G. C. (10 anos).
           De acordo com a narrativa de uma testemunha do fato, o caso iniciou com uma briga entre os personagens citados, onde Ilena e Davi, depois de, juntos, baterem em seus oponentes, saíram e depois retornaram armados de facas, não consumando seu ânimo de mata-los pela chegada, a tempo da Polícia Militar, lque os fez correr para casa, ainda conseguindo ofender com palavras de baixo calão, culminando com a ameaça a seus opositores, dizendo-lhes que depois irão ajustar contas com eles.
          Todo o episódio está consignado no Boletim de Ocorrências nº 720/2011-PM.

HOMENS SÃO FLAGRADOS BEBENDO COM MENOR EM BAR DE LARANJAL DO JARI

           Nas primeiras horas deste sábado, 03 de dezembro, uma equipe policial comandada pelo Sgt Enilson durante um patrulhamento pelas ruas de Laranjal do Jari, encontraram, em uma lanchonete localizada na Av. Tancredo Neves, Centro, um adolescente ingerindo bebida alcoólica em companhia de outros dois rapazes.
           O adolescente de 17 anos, J. M. M., estava acompanhado de Joelson S. A. (28 anos) e Jairo M. M. (24 anos) e, para comprovar o consumo de bebida alcoólica, foi feito um teste utilizando o etilômetro (aparelho que mede a quantidade de álcool no sangue), não restando dúvida quanto ao fato presenciado pele equipe policial.
           Os envolvidos no caso foram levados à presença do Delegado para a devida apuração fato e a consequente responsabilização dos companheiros e do proprietário do estabelecimento. Conforme os dados do B. O. nº 719/2011-PM.

sábado, 3 de dezembro de 2011

HOMEM É ACUSADO DE ESCONDER CELULAR FURTADO NA CUECA

           No dia 02/12, sexta-feira, por volta das 15h30min, a equipe policial comandada pelo Sgt Carlos Neto foi acionada para atender uma ocorrência de furto na Rua da Usina, no bairro Malvinas.
           A vítima do furto, W. S. S. (31 anos) informou aos policiais que estava pescando juntamente com dois amigos, quando misteriosamente seu celular desapareceu. Em busca ao objeto, a vítima apontou J. M. S. (19 anos) como suspeito e o obrigou a tirar suas vestes à procura do celular, momento em que o encontrou escondido em suas partes íntimas. Porém antes da chegada dos policiais militares, o suposto infrator conseguiu fugir levando consigo o celular.
           Após algumas diligências no local do crime, populares denunciaram aos militares a existência de um homem escondido embaixo de uma residência, local em que foi encontrado o acusado e dado voz de prisão pelo furto do celular, porém o objeto não mais se encontrava em seu poder. De acordo com informações colhidas junto à vítima e uma testemunha, um terceiro homem, residente no Distrito de Monte Dourado-PA, teria comprado o objeto furtado.
           Diante dos fatos registrados no B. O. nº 717/2011-PM, as partes envolvidas foram apresentadas na Delegacia de Laranjal do Jari, para as providências legais, e o receptador está sendo procurado para fins de esclarecimento junto ao delegado.

DELINQUENTES SÃO PRESOS POR EXTORQUIR TRANSEUNTES

           Por volta das 23h, a central de operações do 11º Batalhão recebeu denúncias de populares que davam conta de um grupo de pessoas que estariam extorquindo transeuntes na Passarela Vagalume, no bairro Central, ato conhecido como pedágio.
           O Tenente Kléber do BOPE, juntamente com sua equipe, foram até o local da denúncia, quando os supostos infratores perceberam a presença policial, tentaram fugir, porém, a ação rápida dos policiais resultou na prisão de Joadson C. P. (20 anos), Sebastiao A. S., Willian A. B. e Jedelson M. M., sendo todo eles apresentados a autoridade policial civil na Delegacia de Polícia de Laranjal do Jari, como narra o B. O. nº 715-PM.

ESTUDANTES SÃO ACUSADOS DE PROVOCAR DESORDEM NO TERMINAL RODOVIÁRIO

           No final na tarde desta quinta-feira, 01/12, freqüentadores da praça localizada ao lado do Terminal Rodoviário de Laranjal do Jari denunciaram ao telefone 190 sobre um grupo de estudantes na Escola Mineko Hayashida que estariam causando desordem e perturbando o sossego daqueles que utilizam aquele espaço para o lazer e prática de atividade física.
           A equipe policial comandada pelo Sgt Enilson esteve no local e, segundo informações de populares, uma garrafa de bebida alcoólica, foi arremessada, pelo grupo, contra as pessoas que passavam pelo local, além de perturbarem a tranquilidade dos frequentadores daquele logradouro. Informaram ainda, que nos últimos dias, reincidentemente, o mesmo grupo de alunos tem causado tais transtornos.
           Os adolescentes, L. R. S. e M. V. M., ambos de 16 anos, estavam em companhia de Jairo S. O. (22 anos) e Jhonathan C. C. (19 anos), sendo todos encaminhados a presença do Delegado de Polícia para darem explicações de seus atos, conforme consta no B. O. nº 713/11-PM.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

HOMENS RECLAMAM DA FALTA DE CONFORTO NA CARCERAGEM DA DP EM LARANJAL DO JARI

           Dois hóspedes de um Hotel do Centro da cidade de Laranjal do Jari foram às vias de fato, por volta das 3 horas deste dia 30 de novembro de 2011, quarta-feira.
           As razões explicadas aos policiais da equipe comandada pelo Sgt Carlos Neto são de que um dos contendores saiu cedo da noite, somente retornando na madrugada, já bastante alcoolizado e, foi até o leito de seu companheiro de quarto na tentativa de provocá-lo. Disseram, ainda, que essa atitude causou grande animosidade entre as partes, que pariram para um duelo sem vencedor, pois antes que alguém se sagrasse campeão, os policiais foram chamados por funcionários do hotel, para atenderem à ocorrência.
           Os brigões chamam-se, respectivamente, Raimundo Salvador V. M. (45 anos) e Leonil C. M. (38 anos), que foram levados pelos policiais à delegacia, acusados de perturbarem o sossego alheio, causarem danos ao patrimônio do Hotel e por se lesionarem mutuamente.
           Ao chegarem na delegacia os brigões foram encaminhados para a carceragem, onde reclamaram do Apartamento ofertado a eles, por não oferecer nenhum conforto.
           Acreditamos que depois dessa experiência, eles pensarão um pouco mais, antes de trocarem um quarto de hotel por uma cela. Tudo isso consta no Boletim de Ocorrências nº 711/2011-PM.

DELINQUENTES FEREM MULHER A ESTOCADAS E SÃO PRESOS PELO BOPE

           Nesta terça-feira, 29 de novembro de 2011, por volta das 21 horas, uma equipe do Batalhão de Operações Especiais-BOPE, foi atender a uma ocorrência denunciada ao telefone 190.
           Segundo a denunciante, dois delinquentes haviam lesionado uma mulher que transitava nas proximidades do terminal rodoviário de Laranjal do Jari.
           Os criminosos, de acordo com as informações obtidas no local do crime, se evadiram em uma mototaxi, seguindo a direção do centro da cidade.
           Ao ser dado o alerta pelo rádio, a equipe policial do BOPE os encontrou próximo à Rua Rio Branco, abordando e identificando os infratores que disseram chamar-se: Francivaldo Moura Braga (24 anos), Deinison Vieira Ramos (22 anos), que foram levados à delegacia, a fim de serem flagranciados pelo delito cometido.
           As vítimas, Lisandra A. V. D. (34 anos) e Keila J. S. (25 anos), foram à delegacia para o registro e reconhecimento dos infratores.
          A ocorr6encia recebeu o apoio da equipe policial comandada pelo Sgt Carlos Neto, que se encontrava em patrulhamento na viatura 4511 do 11º Batalhão. Tudo isso, conforme os escrito do Boletim de Ocorrências nº 709/2011-PM.

MARIDO LESIONA ESPOSA E É PRESO DEPOIS DE TRANCAR-SE EM CASA

           Depois de receber uma ligação pelo telefone de emergência 190, uma equipe policial comandada pelo Sgt Carlos Neto, atendeu a uma ocorrência em que, nas proximidades do Estádio Queirogão, a Senhora A. C. R. (29 anos), disse ter sido agredida por seu companheiro, Erivan A. C. (35 anos).
Segundo a denunciante, seu marido chegou em casa portando uma faca e, em ato contínuo, começou a espanca-la produzindo vários hematomas pelo rosto e em outras partes do corpo, sem que ela pudesse reagir, visto que ele a ameaçava com a faca.
           Percebendo a chegada da Polícia Militar, o infrator trancou-se na casa, somente saindo depois de muita insistência da guarnição, que o orientou a entregar-se para não agravar mais a situação.
           A causa do fato não foi revelada aos policiais, que o levaram à delegacia para que possa, então esclarecer o fato ao delegado. Conforme os dados consignados no B.. O. nº 710/2011-PM.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

UM OLHAR PARA O VALE DO JARI

           Começou a contagem regressiva para a inauguração da nossa primeira UNISC (Unidade Integrada de Segurança Comunitária), e, de acordo com a perspectiva que fizemos, nossa corrida começou antes do esperado; afinal, essa implantação primeira no Amapá e, em especial, Laranjal do Jari, é resultado das promessas feitas no PPA Participativo realizado aqui no Vale do Jari.
            Desde aquela data, já vieram:
            4 Novas Viaturas policiais;
            4 Operações, muito significativas;
            Um quartel provisório para a Polícia Comunitária (Parceria com a Prefeitura de Laranjal);
            Mobília para a Base Comunitária (centrais de ar condicionado, Geladeira, fogão, camas, mesas, armários, cadeiras, caixas de som, colchões etc.);
            30 policiais para compor a nova unidade e;
            A criação de um Conselho Comunitário de Segurança, que estará sendo composto nesse início do mês de dezembro.
            Isso, de acordo com nosso diagnóstico da área, vem trazer as alternativas ideais para as dificuldades de segurança da Parte baixa da cidade. E eu, em particular, vejo essa decisão política com excelência, pois essa resposta social vai se confirmar, com as reuniões periódicas nos bairros, e vai trazer, acessoriamente, meios de reivindicação para que as autoridades voltem o olhar para a saúde, educação e saneamento básico de suas comunidades. Fica com isso, provado que mais vale mostrar que nós estamos certos do que apontar os erros dos outros e nada fazermos.
            O que nós queremos mesmo é dar um banho de seriedade e educação, trabalhando de mãos dadas à comunidade, no mais profundo respeito aos Direitos Humanos.
            Está de Parabéns o Governador, pela disponibilidade de vir ao Jari, ouvir os anseios e cumprir além das promessas, o Secretário de Segurança Marcos Roberto, que não mede esforços para a realização desse projeto, incluindo várias viagens de acompanhamento às ações no Jari e, o Comandante Geral, Coronel Rezende, que com seu Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Edilelson, tem nos ouvido e atendido, sem exceção.
            Por fim, está chegando a hora de termos a Polícia que queremos, com respeito ao pensamento comunitário, e acima de tudo cumprindo a Lei. A tônica desse modo inovador de ação é a preparação e qualificação de cada policial, que vamos chamar aqui de “Técnico em Segurança Pública”, pois suas ações devem preencher todos os requisitos de ÉTICA, LEGALIDADE e MORALIDADE, e o compartilhamento das ações com o conselho eleito para cobrar e fiscalizar os atos relacionados à paz social.

            Ten Cel Ludfrankson – Comandante do 11º Batalhão PMAP

domingo, 27 de novembro de 2011

ADOLESCENTE INFRATOR É DENUNCIADO POR FAMILIARES, NO CAJARI

           Por volta das 09h50min, deste domingo, 27 de novembro, a equipe policial militar, comandada pelo Sgt Enilson, ateneu a uma ocorrência, onde o menor infrator D. T. A. (15 anos), ameaçou de morte várias pessoas do Loteamento Cajari, ente elas seus familiares, Erli T. A. (25 anos) e Iracy T. A. (67 anos).
           O Adolescente, já é conhecido no meio policial, pela prática de furtos, pedágio e ameaças e, segundo seu pai e pessoas da vizinhança, ele vem, costumeiramente, se embriagando e perturbando o sossego alheio, especialmente por fazer parte de “grupos de rua”, com histórico de muitos atos infracionais.
           Tendo em vista os fatos narrados pelo pai, familiares e pela população, o adolescente foi levado à delegacia, a fim de ser ouvido pela autoridade policial civil, na forma da legislação vigente. De acordo com as notas do B. O. nº 703/2011-PM.