quinta-feira, 30 de junho de 2011

FURTO EM RESIDÊNCIA NO AGRESTE

         Nesta madrugada de 30 de junho, quinta-feira, por volta de 00h48min, uma viatura PM em patrulhamento pela Rua Pará no bairro Centro, observou dois indivíduos que passavam pela referida via em atitudes suspeitas e com um visível volume extra sob a camisa de ambos. Em procedimento normal, a equipe policial efetuou abordagem aos indivíduos, onde o Sgt Silva Rocha constatou que sob as roupas dos infratores José Augusto Pinto Tiago, 19 anos, e Carlos Eduardo Farias Viegas, 27, encontravam-se 01 (um) aparelho de DVD juntamente com o controle remoto e 01 (um) aparelho de celular. Os infratores não deram explicações sobre o fato, tão pouco, comprovaram serem os proprietários dos objetos. Após diligências nas proximidades do ocorrido, visto ser um local onde há incidência de furtos e roubos, a vítima do furto, T. H. V., 32 anos, se manifestou e reconhecendo seus bens, apresentou notas fiscais que comprovaram a legítima posse dos objetos. Os envolvidos foram apresentados à Delegacia por Furto, conforme o B. O. nº 355/2011-PM.
José Augusto Pinto Tiago
Carlos Eduardo F. Viegas, vulgo "Dudu"



LADRÕES ABANDONAM FURTO EM VIA PÚBLICA

           Por volta das 03h50min, uma equipe policial em patrulhamento pela Passarela Principal do bairro Santarém, avistou 02 (duas) sacolas contendo roupas masculinas, 1 (um) aparelho de som e 1 (uma) caixa amplificada. Após diligências, na tentativa de encontrar o proprietário dos objetos, os militares descobriram que eram produtos do mesmo furto, anteriormente, registrado no B. O. nº 355/2011-PM, e pertenciam também, a vítima T. H. V., 32. Segundo as informações do Sgt Silva Rocha, os infratores abandonaram os referidos objetos, porque não conseguiram carregar todos, levando com eles somente os já mencionados no referido Boletim de Ocorrência que apresentou à Delegacia os infratores José Augusto Pinto Tiago, 19 anos, e Carlos Eduardo Farias Viegas, 27. A entrega dos objetos foi registrada no B. O. nº 356/2011-PM.

NETO INVADE COMÉRCIO DO PRÓPRIO AVÔ

          Por volta de 00h50min, desta quinta-feira, 30 de junho, a equipe policial comandada pelo Sgt Silva Rocha deslocou-se até a Avenida José Cesário, no bairro Agreste, para atender solicitação feita ao telefone 190, onde o solicitante informou que seu estabelecimento comercial havia sido invadido por 3 (três) indivíduos. Chegando ao local, os policiais constataram que um dos infratores, menor de idade, S. A. M., de 14 anos, estava detido por populares, pois segundo as informações da vítima R. P. M., 62, seu próprio neto juntamente com mais 2 (dois) indivíduos conhecidos por “Cheira” e “Junior” invadiram seu estabelecimento comercial pelo forro, porém não aguentando o peso dos infratores, veio a desabar, resultando escoriações no infrator, sendo imediatamente detido por seus próprios familiares. Os outros dois supostos envolvidos empreenderam fuga, e mesmo após diligências, não foram encontrados. O menor infrator foi apresentado à Delegacia por Ato Infracional, registrado no B. O. nº 354/2011-PM.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

DICAS DE SEGURANÇA: Como fazer da sua casa um lugar seguro

           O 11º Batalhão de Polícia Militar alerta sobre cuidados simples com os quais todas as pessoas podem dificultar a ação dos criminosos e contribuir com o trabalho de proteção do seu patrimônio. O policiamento tem sido intensificado e prioriza ações de combate a roubos e furtos em vias públicas, estabelecimentos comerciais e residências, porém o cidadão deve tomar as precauções necessárias para dificultar a tarefa de qualquer eventual intruso.
             A maioria dos assaltantes desistirá de arrombar uma casa se para isso for obrigado a fazer muito barulho. De uma forma geral, os assaltantes só quebram os vidros das janelas para conseguirem alcançar os trincos ou se houver abertura suficiente para sua entrada através dela. Então, como medida de segurança, instale fechaduras, ferrolhos e trincos de boa qualidade em todas as portas e janelas e encare com seriedade a questão da segurança.
        Os roubos a residências e estabelecimentos comerciais que têm ocorridos no município de Laranjal do Jarí têm em comum a entrada pelo forro, geralmente pelo alçapão, portanto é de extrema importância que esta entrada também seja muito bem trancada com ferrolhos, também dê preferência ao forro de madeira, pois o de material PCV é pouco seguro.
               Outras precauções devem ser tomadas, como:
  • Quando chegar ou sair de casa, fique atento. Essas são as ocasiões mais propícias para roubos e seqüestros. Se desconfiar, aguarde, dê uma volta no quarteirão e chame a Polícia Militar pelo telefone de emergência 190;
  • Selecione criteriosamente os prestadores de serviço de sua residência, com referências anteriores e nunca as deixe sozinhas;
  • Ao abrir o portão para colocar o lixo fora, verifique se não há pessoas suspeitas;
  • Não forneça dados pessoais por telefone e oriente para que todos da casa façam o mesmo;
  • Ao viajar, suspenda a assinatura de jornais e revistas e solicite a uma pessoa de confiança que pegue suas correspondências;
  • As crianças devem ser orientadas para não abrir a porta para estranhos e nem trazê-los para casa sem autorização;
  • Não deixe de comunicar a polícia, a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua residência;
  • E se ao chegar em casa, notando algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas, etc.), não entre, chame a Polícia Militar.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

MULHER É AGREDIDA EM BAR NO CENTRO

Por volta de 01h da madrugada, desta segunda-feira, 27 de junho, três indivíduos estavam discutindo em frente ao Bar Mangueirão na Av. Tancredo Neves, no bairro Centro. A equipe policial comandada pelo Sgt Carlos Neto foi acionada para conter os ânimos dos envolvidos. Segundo as informações os infratores Jairo M. M., 32 anos, e Antoniel S. B., 25, afirmaram que a vítima Susana A. C., 31, havia furtado um celular e a discussão teria sido gerada na tentativa de recuperar o produto do furto. No momento em que os militares chegaram ao local, a discussão se intensificou e os infratores começaram a agredir fisicamente a vítima, sendo imediatamente contidos e lhes dado voz de prisão. O Sgt Carlos Neto informou que ao chegar no local do ocorrido, os envolvidos já apresentavam escoriações pelo corpo e aparente sintomas de embriaguez alcoólica. O suposto celular furtado não foi encontrado. Os infratores foram apresentados à Delegacia por Agressão Física conforme B. O. nº 350/2011-PM.  

FIM DE FESTA PARA DESORDEIRO

No momento em que a equipe policial estava empenhada na ocorrência de agressão física ainda no Bar Mangueirão, se deparou com um indivíduo que tentava entrar no referido bar forçando a porta de entrada, e em ação contínua pegou uma cadeira plástica e lançou contra as pessoas que estavam no local, causando desordem e tumulto. Os policiais militares imediatamente deram voz de prisão ao infrator que apresentava aparente sintomas de embriaguez alcoólica. O infrator foi apresentado à Delegacia por Desordem conforme B. O. nº 351/2011-PM.

ANTIGAS DESAVENÇAS TERMINAM EM FACADA

Na madrugada de domingo, 26 de junho, por volta das 4h, uma viatura PM foi até o Bar Mangueirão, na Av. Tancredo Neves, bairro Centro, para averiguar uma ocorrência de lesão corporal. Segundo as informações de testemunhas, a infratora Adriana S. M., de 20 anos, desferiu uma facada na vítima Viviane B. C., 18, resultando em uma lesão nas costas da vítima. Populares informaram que as partes envolvidas são vizinhas e que tinham antigas desavenças. O Sgt Silva Rocha informou que ao chegar no local, a infratora já havia sido contida por populares que estavam em frente ao bar, ainda com os ânimos exaltados e aparente sintomas de embriaguez alcoólica. A faca utilizada contra a vítima ainda estava no chão no momento da prisão da infratora. A vítima foi encaminhada ao Hospital de Emergências, e a agressora foi apresentada à Delegacia por Lesão Corporal conforme o B. O. nº 347/2011-PM.

DESACATO CONTRA FUNCIONÁRIOS DO HE

Às 23h30 de 26 de junho, uma equipe policial deslocou-se até o Hospital de Emergências para atender uma ocorrência de desordem. Segundo as informações das testemunhas, a infratora Maria I. P. M., de 47 anos, entrou no Atendimento do Pronto Socorro e começou a agredir verbalmente os funcionários do hospital, causando desordem e tumulto. O Sgt Pinto Martins informou ainda, que a infratora apresentava aparentes sintomas de embriaguez alcoólica e desacatou os funcionários do pronto-atendimento. A infratora foi apresentada à Delegacia conforme B. O. nº 344/2011-PM.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE LARANJAL DO JARI, ALMEIRIM, VITÓRIA DO JARI E GURUPÁ

          A Vara do Trabalho de Laranjal do Jari/Monte Dourado, desde o dia 20/06/2011, encontra-se EM GREVE por tempo indeterminado, funcionando com apenas 40% dos servidores, para atendimento dos serviços considerados essenciais à população.
          Segundo o Comando de Greve, em nota enviada à redação do Blog da PM de Laranjal do Jari, a luta dos servidores é por reposição salarial, o que não ocorre há cinco anos, bem como o congelamento salarial que já perdura há dez anos consecutivos, defendido pelo Governo Federal.
        Acrescenta ainda a nota, que todos os órgãos do Poder judiciário Federal (TRT, TRF, TRE, STJ, Justiça Federal) e o Ministério Público da União, também estão todos em Greve, por tempo indeterminado.

CASAL ENTRA EM VIAS DE FATO

Por volta das 21h45min, deste domingo, 26 de junho, a equipe policial comandada pelo Sgt Carlos Neto deslocou-se até a Passarela São Paulo, no bairro Santarém para atender uma ocorrência de vias de fato. Chegando ao local, os envolvidos estavam com os ânimos exaltados, e aparente sintomas de embriaguez alcoólica. Segundo informações de A. M. S., 40 anos, afirma ter sido ameaçado com uma faca pela infratora S. L. S., sua própria companheira, sendo que esta também informou aos policiais que havia sido agredida fisicamente por seu esposo, vindo a causar vários hematomas pelo corpo provocados por “chicotadas” com uma peça de mangueira de irrigação. Os envolvidos foram apresentados à Delegacia conforme o B. O. nº 349/2011-PM.

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

No domingo, 26 de junho, por volta das 18h30min, a viatura PM comandada pelo Sgt Pinto Martins deslocou-se até a Rua da Usina, no bairro Malvinas, onde a vítima R. S., 34 anos, informou que após um desentendimento com seu esposo, J. C. C., 37, este havia lhe agredido e também, a menor de idade R. L. L. C., 14, desferindo em ambas, um tapa no rosto, e logo em seguida tomando rumo ignorado. A equipe policial localizou o infrator e lhe deu voz de prisão, apresentando-o à Delegacia por Violência Doméstica conforme o B. O. nº 348/2011-PM.

CONDUTOR EMBRIAGADO BATE EM POSTE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

No sábado, 25 de junho, por volta das 23h50min, na Av. Tancredo Neves, no Bairro agreste, um veículo tipo Fiat Uno conduzido por Samuel Lobato Paiva, 29 anos, subiu o meio fio da referida via e colidiu com um poste de iluminação pública. Segundo as informações do Sgt Silva Rocha, o infrator havia se evadido do local em busca de socorro médico no hospital de Emergência e que apresentava aparente sintomas de embriaguez alcoólico, além de várias escoriações pelo corpo em decorrência do acidente de trânsito. A equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e averiguou o perigo iminente de explosão, visto que o veículo em razão do impacto da batida estava vazando combustível na pista, expondo a riscos pedestres e outros veículos próximos. O infrator foi apresentado à Delegacia por Danos ao Patrimônio Público conforme B. O. nº 346/2011-PM.

TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA NO BAIRRO CASTANHEIRA

Por volta das 00h30min, de 25 de junho, denúncias anônimas informaram a Central de Operações do 11º BPM que um indivíduo estava efetuando disparos de arma de fogo na Rua Vitória do Jarí, no Bairro Castanheira. Segundo as informações do Sgt Pinto Martins, o infrator Railson Batista da Silva, de 28 anos, estava empreendendo fuga quando a equipe policial chegou ao referido endereço, momento em que foi lhe dado a ordem que parasse, porém o infrator reagiu disparando contra os policiais, o que ocasionou em uma troca de tiros. Após perseguição, o infrator ainda em fuga, jogou-se em uma vala na tentativa de se esconder, porém os policiais já o tinham cercado, restando somente entregar-se, sendo dado voz de prisão ao infrator que portava uma pistola 762 calibre .22 e apresentava aparente sintomas de embriaguez alcoólica. O infrator foi apresentado a Delegacia por Porte ilegal de Arma de Fogo conforme B. O. nº 345/2011-PM.

Railson Batista da Silva

LARÁPIOS ROUBAM LOJA NO CENTRO

            Na madrugada de sexta-feira, 24 de junho, por volta das 03h30min, na Av. Tancredo Neves, no Bairro Centro, aconteceu um roubo em um estabelecimento comercial de venda de móveis e eletrônicos. Uma equipe policial esteve no local para averiguar os fatos e constataram que os infratores entraram primeiramente no depósito que fica aos fundos da loja e através do forro, em material PCV, tiveram total acesso ao interior do estabelecimento comercial. Segundo as informações do proprietário da loja, os infratores conseguiram levar muitos objetos, entre eles vários aparelhos DVD, notebooks e televisores em LCD, deixando para trás somente uma sacola contendo ferramentas que provavelmente foram utilizadas para arrombar a janela do depósito e o forro da loja. A vítima foi orientada a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.
          O Serviço de Inteligência do 11º Batalhão e os policiais que trabalham diuturnamente no serviço de Rádio Patrulhamento estão empenhados em identificar os envolvidos nos roubos que têm acontecido em Laranjal do Jarí. A comunidade também pode ajudar fazendo denúncias ao Telefone de Emergência 190 sobre qualquer informação acerca dos casos, sendo garantido o anonimato.




MÃE É PRESA POR ABANDONO DE INCAPAZ

Por volta das 03h da madrugada de sexta-feira, 24 de junho, atendendo solicitação feita ao telefone de emergência uma equipe policial deslocou-se até a  Avenida Tancredo Neves, no bairro Centro, para averiguar uma ocorrência de abandono de incapaz. Chegando ao local, a solicitante R. C. S. V., de 32 anos, informou aos policiais que sua filha D. E. S. P., 20, saiu de casa por volta das 14h deixando o filho de 9 (nove) meses sob sua responsabilidade, porém até aquela hora, 3h da madrugada, não havia retornado, deixando seu filho com fome e chorando muito, visto que ainda se alimenta do leite materno. Após diligências, os policiais encontraram a infratora em via pública em companhia da menor de idade A. L. O., de apenas 14 anos, logo sendo conduzidas à Delegacia de Polícia Civil. A infratora foi apresentada aquela DPOL por abandono de incapaz, e a menor por estar em via pública fora de hora, conforme registrado nos Boletins de Ocorrências de nº 341/2011-PM e 342/2011-PM, respectivamente.

HOMEM É PRESO PORTANDO UMA FACA

Ainda na madrugada de sexta-feira, 24 de junho, às 04h, a equipe policial comandada pelo Sgt Enilson deslocou-se até a Rua Goiáis, no bairro Centro, para averiguar uma denúncia feita ao telefone de emergência 190, que segundo informações do denunciante, um indivíduo estava no referido endereço supostamente armado com arma branca e na espera para praticar assaltos a transeuntes que por ventura ali passassem. De posse das características do indivíduo, após diligências, os policiais empenhados localizaram o infrator K. J. C. S., de 20 anos, que estava em atitudes suspeitas no referido local e portando uma faca. Sendo conduzido à Delegacia e apresentado por Porte de Arma Branca conforme B. O. nº 343/2011-PM.

DIREÇAO PERIGOSA

             Em 23 de junho, quinta-feira, por volta das 23h, a viatura PM comandada pelo Sgt Enilson foi acionada para atender uma ocorrência de acidente de trânsito na Av. Nelson Gama, no bairro Castanheira. Chegando ao local, a vítima G. C. S., 28 anos, informou aos policiais que trafegava na referida via de bicicleta, quando foi surpreendido por um veículo tipo Hilux em sentido contrário a pista de rolagem, momento em que pulou de sua bicicleta para evitar ser atropelado, porém a bicicleta foi atingida, ficando muito danificada devido a colisão com o veículo. O ciclista afirmou ainda, que o condutor não lhe prestou auxílio, evadindo-se do local. Em diligências, a equipe policial localizou o condutor do veículo, M. R. F., 40, que se encontrava em um bar e apresentava aparente sintomas de embriaguez alcoólica. O condutor do veículo foi apresentado à Delegacia por Direção Perigosa e Danos Materiais, conforme o B. O. nº 340/2011-PM.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CAPTURADOS SUPOSTOS ENVOLVIDOS NO ROUBO EM MONTE DOURADO

Por volta das 19h45min, desta quarta-feira, 22 de junho, na Rua Beira Rio, no bairro Malvinas, a equipe policial comandada pelo Sgt Enilson atendendo solicitação feita pela vítima C. G. L. N., de 43 anos, deslocou-se até o referido local para averiguar uma ocorrência de receptação de roubo. A vítima informou aos militares que em data anterior aconteceu um roubo em sua empresa situada no município de Monte Dourado, e que juntamente com o serviço de inteligência do 11º Batalhão, obtiveram êxito em localizar os infratores que estariam comercializando o produto do roubo. Chegando ao endereço acima citado, conhecido como Feira do Peixe, no município de Laranjal do Jari, a vítima passando-se por cliente abordou o infrator G. C. N., 48, na tentativa de comprar as mercadorias furtadas, sendo estas, garrafas de Herbicidas, substâncias utilizadas contra pragas em plantações. Imediatamente, o infrator trouxe-lhe 01 (um) galão de 20 litros do referido produto e 01 (uma) outra garrafa tipo “pete” contendo 01 (um) litro de uma substância, também supostamente, Herbicida; fato presenciado por testemunhas e pela equipe policial que lhe deu voz de prisão. Após averiguações, o próprio infrator afirmou que estava apenas vendendo o produto, e que outro envolvido, A. S. G, 36 anos, seria o responsável pelos produtos e que ainda teria o convencido a negociar as substâncias com possíveis compradores. Ainda em diligências, os policiais localizaram este segundo envolvido, que também foi encaminhado a Delegacia para esclarecimentos sobre os fatos. As partes foram entregues a policiais militares do Estado do Pará, que ficaram encarregados de apresentá-las à Delegacia do Município de Monte Dourado, conforme registro no B. O. nº 337/2011-PM.

CICLISTA É ATROPELADO AO ATRAVESSAR VIA

Na tarde de 23 de junho, por volta das 13h50min, na Rua Vitória Régia, no bairro Agreste, uma motocicleta conduzida por J. C. S. A., 22 anos, que trafegava na referida via, abalroou o ciclista I. S. O., 29 anos, ocasionando um acidente de trânsito. O condutor da motocicleta informou que trafegava na rua acima citada, quando repentinamente, o ciclista cruzou sua frente na tentativa de atravessar a via. Em decorrência do acidente, a vítima que conduzia a bicicleta apresentava algumas escoriações pelo corpo e lesão no braço direito, sendo conduzido ao Hospital de Emergências do município. O condutor da motocicleta foi apresentado à Delegacia por Lesão Corporal, conforme B. O. nº 339/2011-PM.

CRIANÇAS SÃO FLAGRADAS SOZINHAS EM CASA

Nesta quinta-feira, 23 de junho, às 11h30min, a viatura PM comandada pelo Sgt Pinto Martins deslocou-se até a Passarela do Fuscão, no bairro Centro, para atender uma denúncia de abandono de incapaz. Segundo as informações de testemunhas, duas crianças de 02 e 08 anos de idade, estavam atravessando a referida via sem a companhia de um responsável. Afirmou ainda que, foi até a residência das crianças, porém foi recebida apenas por outra menor de idade, E. G. S. B., que informou que seus pais não estavam em casa, e disse ainda, que estava responsável por seus irmãos menores. Logo, a genitora das crianças chegou à residência, sendo conduzida à Delegacia e apresentada por Abandono de Incapaz, conforme o B. O. nº 338/2011-PM.  

quarta-feira, 22 de junho de 2011

BRIGA DE CASAL

No dia 22 de junho, por volta da 02h23min, na Passarela 07 de Setembro, no bairro Centro, atendendo solicitação de populares feita ao telefone 190, a equipe policial comandada pelo Sgt Silva Rocha foi ao referido local, onde estes informaram haver uma briga numa residência no referido endereço. Chegando ao local, os policiais encontraram L. S. M., de 18 anos, com os ânimos exaltados e com aparentes sintomas de embriaguez alcoólica. Segundo as informações da vítima M. N. S. A., 67 anos, a infratora é ex- companheira de seu filho, e teria invadido sua residência para “brigar” com ele, começando a quebrar objetos do interior da casa, sendo contida por populares, que a teriam impedido de destruir toda a mobília da casa. Testemunhas informaram que a infratora mesmo depois de contida por populares teria se jogado ao chão, resultando em escoriações a si própria.
A infratora ao ser apresentada à Delegacia continuava a tentar autoflagelar-se, batendo a cabeça contra as paredes da delegacia. E como recusou-se a receber atendimento médico, foi entregue ao Delegado. A ocorrência foi registrada no B. O. nº 336/2011-PM.

DIVERGÊNCIA TERMINA EM LESÃO CORPORAL

Na Passarela São Benedito, no bairro Malvinas, por volta das 20h12min deste dia 21 de junho de 2011, a viatura policial 255, atendendo à solicitação de R. A. J., 44 anos, que alegou ter sido agredido fisicamente com uma faca, resultando em um corte na sua mão esquerda; e conduziu à Delegacia Central de Laranjal do Jari, José C. M., 42 anos. As testemunhas e a vítima informaram que após uma discussão, o infrator desferiu um golpe com faca na vítima, consumando o delito. O queixoso foi levado ao Pronto Socorro do Hospital da cidade para atendimento médico, enquanto o infrator foi apresentado ao Delegado para as providências legais. A ocorrência foi registrada no B. O. nº 335/2011-PM.

EX-COMPANHEIRO AGRIDE MULHER A “TAPAS”

Às 20h12min, de 21 de junho, a equipe policial comandada pelo Sgt Silva Rocha em atendimento a solicitação feita ao telefone 190 pela vítima M. S. C., 33 anos, deslocou-se até a Passarela São Benedito, no bairro Malvinas, onde a vítima informava que seu ex-companheiro, J. C. M., 42 anos, teria invadido sua residência causando-lhe sérios transtornos além de agredi-la fisicamente com “tapas” na face. A guarnição policial com base nas informações da vítima efetuou a prisão do acusado que ainda se encontrava no interior da residência, sendo ele apresentado na Delegacia sob a acusação de praticar Violência Doméstica contra Mulher, conforme o B. O. nº 334/2011-PM.

DIREÇÃO PERIGOSA NA AVENIDA TANCREDO NEVES

Na noite desta terça-feira, 21 de junho, por volta das 19h15min, a equipe policial comandada pelo Sgt Carlos Neto atendendo a uma solicitação feita ao telefone de emergência 190, deslocou-se até a Av. Tancredo Neves, no bairro Centro, onde encontrou um veículo que trafegava naquela via fazendo manobras arriscadas, expondo os transeuntes e a si próprio a iminente perigo de acidente. Os policiais tentaram manter contato com o condutor do veículo, Wanderley L. R., 41 anos, porém este não conseguia sequer falar, em razão do seu estado de aparente embriaguez alcoólica.  O condutor além de não apresentar condições de dirigir, também não apresentou os documentos de porte obrigatório, inclusive a carteira de habilitação; sendo, portanto, conduzido e apresentado na Delegacia sob a acusação de praticar Direção Perigosa, conforme consignação do B. O. nº 333/2011-PM.

terça-feira, 21 de junho de 2011

"MÃO BOBA" TERMINA NA DP

Às 21h50min, de 19 de junho, a equipe policial comandada pelo Sgt Enilson deslocou-se até a Av. Mazagão, no bairro Castanheira, para atender a solicitação da vítima Maria F. P. S., de 30 anos, que informou ter sido agredida fisicamente pelo infrator Willian R. B., 19. Segundo as informações da vítima, que estava no Bar do Amorim, no referido endereço, afirma ter sido apalpada nas nádegas pelo infrator quando foi ao banheiro. Em resposta ao ato libidinoso, tentou dar um tapa no infrator, momento em que este revidou e lhe desferiu um tapa no rosto, jogando-a ao chão. A vítima ainda tentou acertá-lo com uma garrafa, sendo impedida por populares, que apartaram a briga. As partes foram apresentadas à Delegacia conforme o B. O. nº 332/2011-PM (Agressão Física).

segunda-feira, 20 de junho de 2011

MARIDO EMBRIAGADO PROMOVE DESORDEM

Na Passarela 7 de Setembro, bairro Centro, por volta das 11h de domingo, 19 junho, a vítima Lucicleide O. C., 34 anos, informou ao telefone de emergência 190 que seu companheiro estava embriagado promovendo desordem e causando danos materiais em sua residência. A equipe policial comandada pelo Sgt Enilson quando chegou ao local, avistou o infrator Valentim A. G., 33 anos, empreendendo fuga e jogando-se ao rio. Posteriormente, por volta das 14h, a vítima solicitou novamente auxílio à equipe policial, pois seu companheiro estava dentro de sua residência quebrando seus eletrodomésticos e outros objetos. O infrator foi localizado e apresentado à Delegacia conforme o B. O. nº 330/2011-PM.

SUPOSTO ENVOLVIDO EM ROUBO É CAPTURADO PELA PM

Por volta das 09h deste domingo, 19 de junho, o senhor Lenilson C. B., 22 anos, abordou a viatura policial comandada pelo Sgt Enilson na Av. Tancredo Neves, Centro, com informações sobre a localização do suposto acusado de ter lhe roubado na noite anterior a quantia de R$ 40,00 (quarenta reais) e 01 (um) celular, conforme registro na Delegacia de Polícia Civil nº 1.100-1º DPLJ. Após diligências, a equipe policial chegou até a Passarela Aguiar, que ao baterem na porta da casa onde se encontrava o suposto infrator, Wilderson O. V., de 18 anos, este pulou a janela e empreendeu fuga, logo sendo detido, e com ele encontrava-se uma faca. O suposto infrator confessou ter participado do roubo, porém que não havia agido sozinho, delatando seus comparsas, sendo um de nome Izaque e outro Marcos, vulgo “neguinho”, fato presenciado por testemunhas. Os policiais empenhados na ocorrência fizeram mais diligências para encontrar os outros envolvidos e os objetos roubados, porém não obtiveram êxito. As partes foram apresentadas na Delegacia conforme o B. O. nº 328/2011-PM. No momento da prisão do infrator, Silda S., 19 anos, e Vilma S. S., 21, agrediram verbalmente e ameaçaram de bater na vítima do roubo, caso este continuasse a falar sobre o crime ocorrido, sendo imediatamente lhes dado voz de prisão, e também conduzidas a Delegacia conforme o B. O nº 329/2011-PM.

"PEDÁGIO" NA MADRUGADA

Os "pedágios" estavam acontecendo na Rua Emílio Médici, no bairro Agreste, por volta das 04h da madrugada de 18 de junho, quando a vítima André S. S., 19 anos, solicitou auxílio ao telefone de emergência 190, por ter sido ameaçado e ainda tentaram roubar seus objetos pessoais quando passava pela referida rua. A equipe policial comandada pelo Sgt Silva Rocha foi até o local e encontrou o suposto infrator menor de idade F. L. V. P., de 17 anos, em via pública, sendo conduzido à Delegacia conforme o B. O. nº 327/2011-PM.

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Às 00h50min, de 18 de junho, a equipe policial comandada pelo Sgt Silva Rocha em patrulhamento normal pela Av. Tancredo Neves, no Centro, deparou-se com a vítima Janete M. M., de 18 anos, sendo agredida fisicamente em via pública pelo seu companheiro. A vítima encontrava-se com hematomas no rosto provenientes das agressões sofridas. O infrator foi apresentado à Delegacia conforme o B. O. nº 326/2011-PM.

GRÁVIDA É AGREDIDA PELO PRÓPRIO COMPANHEIRO

Por volta das 23h55min, de 18 de junho, a equipe policial comandada pelo Sgt Silva Rocha deslocou-se até a Passarela Chega Mais, no Centro, para atender a solicitação feita ao telefone de emergência 190 por Jeane C. S, 21 anos, que informou ter sido agredida fisicamente e ameaça de morte com uma faca por seu companheiro. A vítima que está grávida de sete meses ficou com alguns hematomas decorrentes das agressões. Após diligências, o infrator foi abordado em via pública portando uma arma branca, faca, momento que lhe foi dado voz de prisão e conduzido à Delegacia conforme o B. O. nº 325/2011-PM.

ADOLESCENTE SOFRE AMEAÇAS NO AGRESTE

Neste sábado, 18 de junho, por volta das 18h50min, a guarnição comandada pelo Sgt Enilson foi solicitada pela Delegacia das Mulheres para atender a solicitação da menor de idade M. G. C. L., de 15 anos, que estava na referida especializada para registrar uma ocorrência de ameaça. Segundo as informações da vítima, o infrator Rubeni S. B., 36 anos, havia lhe agredido verbalmente e lhe ameaçado em público em um estabelecimento de venda de bebidas situado na Av. Progresso, bairro Agreste, e informou também, que seu agressor ainda se encontrava no referido local. A adolescente informou que o ocorrido é reincidente, porém é a primeira vez que registra ocorrência contra seu agressor. A equipe policial realizou diligências e encontrou o suposto infrator que foi apresentado à Delegacia conforme o B. O. nº 324/2011-PM.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

BRIGA GENERALIZADA EM FINAL DE FESTA

Atendendo solicitação feita ao telefone de emergência 190, por volta das 05h10min, a equipe policial comandada pelo Sgt Enilson deslocou-se até o Bar da Tunica, situado na Av. Vitória Régia, bairro Agreste. No local, testemunhas informaram aos policiais que estavam acontecendo sucessivas brigas generalizadas, visto que várias pessoas vão a este bar após o término das festas, e apontaram os supostos envolvidos no fato.  Após buscas pessoais nos supostos infratores, a equipe policial encontrou uma arma branca, faca, em posse de Anderson A. S., 19 anos, sendo imediatamente lhe dado voz de prisão e apresentado à Delegacia por porte de arma branca conforme o B. O. nº 323/2011 – PM.

MENOR É FLAGRADA BÊBADA NA MADRUGADA

Às 04h10min desta sexta-feira, 17 de junho, a guarnição de policiais comandada pelo Sgt Enilson, em patrulhamento normal, abordaram na Praça Principal do município, no Agreste, uma adolescente de iniciais R. C. O., de 17 anos de idade, por estar em via pública em descumprimento a determinação da Vara da Infância e Juventude que  estabelece horários para permanência de menores em vias públicas, bares e boates. No momento da abordagem, a adolescente que apresentava visíveis sintomas de embriagues alcoólico, desacatou a equipe policial quando perguntado sua idade, dizendo que não era do interesse dos policiais, e sem seguida, esboçou ação de desferir um tapa no rosto de um dos militares. A adolescente foi detida e apresentada à Delegacia de Polícia Civil conforme o B. O. nº 322/2011 - PM, onde confessou ter ingerido bebida alcoólica numa boate.

HOMEM É ESFAQUEADO EM FESTA E MORRE NO HOSPITAL

Nesta madrugada de 17 de junho, por volta de 00h15min, na Boate Mangueirão no bairro Centro, aconteceu um homicídio por arma branca, faca, que vitimou JOSÉ DOS ANJOS ALMEIDA, de 49 anos, que estava na referida casa de festas quando foi abordado por um indivíduo que lhe perfurou o abdômen com duas facadas. Em seguida, o suposto infrator evadiu-se do local, tomando rumo ignorado. A vítima foi conduzida ao Hospital de Emergências ainda com vida, mas por volta das 4h da madrugada, não resistindo aos ferimentos, foi a óbito. A equipe policial comandada pelo Sgt Enilson após juntar informações sobre o suposto infrator, de pré-nome ANDERSON, efetuou diligências nos prováveis lugares onde este poderia ter se escondido, porém não obtiveram êxito. A polícia Civil está a cargo das investigações, e a Polícia Militar empregou seu Serviço de Inteligência na continuação das diligências para localizar o acusado pelo crime. 

CASAL É AGREDIDO EM VIA PÚBLICA

Por volta das 03h10min da madrugada de 17 de junho, na Av. Independência, no Bairro Agreste, a equipe policial comandada pelo Sgt Enilson foi abordada em via pública por Kleber A. R, 22 anos, e Gracilene O. G., 25, que informaram terem sido agredidos fisicamente pelos infratores Fabrício C. O., 31, e Manoel M. P. D., 35. Segundo as informações das vítimas, um dos agressores provocou Kleber com um empurrão dando início a briga, momento em que um dos agressores travou luta corporal com Kleber, enquanto o outro agressor segurava Gracilene, que também foi agredida com um soco no olho. Em seguida, os infratores empreenderam fuga. Em decorrência das agressões, as vítimas apresentavam diversas escoriações e hematomas.
Após diligências, os agressores foram localizados, sendo reconhecidos pelas vítimas, momento em que lhes foram dado voz de prisão. A ocorrência foi registrada na Delegacia conforme o B. O. nº 321/2011 – PM.

POLÍCIA MILITAR NOMEIA ASPIRANTES A 2º TENENTE

Nesta manhã de quinta-feira, 16 de junho, aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar a solenidade de nomeação dos Aspirantes a 2º Tenente, consagrando-os oficiais da Instituição. Entre os promovidos, dois policiais militares do 11º Batalhão, o Tenente Melo e a Tenente Janete, que desempenham suas funções neste batalhão desde janeiro do corrente ano.  A promoção é resultado de anos de dedicação, empenho, disciplina e estudo rígido. Este momento marca o início de uma nova jornada.

O 11º Batalhão deseja aos novos oficiais da Polícia Militar sucesso em sua incansável busca pelos ideais da segurança pública e que continuem com o mesmo brilhantismo em que vem cumprindo seu dever com a sociedade.

DICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A falta de atenção no trânsito é um dos motivos para o elevado número de acidentes. Respeitar as Leis de Trânsito é responsabilidade de todos: motoristas, ciclistas e pedestres. Com algumas medidas de segurança pode-se diminuir consideravelmente a possibilidade de ocorrer acidentes.
É no trânsito, também, que ocorrem furtos e roubos, podendo ser evitados com simples medidas que visam buscar segurança a todos que utilizam os meios de transportes.
As dicas de segurança de hoje são:

III –  TRÂNSITO:
a)    No carro:
  • Não esqueça do cinto de segurança;
  • Mantenha-se alerta e atencioso;
  • Evite manobras bruscas; sempre sinalize antes de curvas e retornos;
  • Não utilize o celular enquanto dirige; se for necessário atendê-lo, sinalize e pare somente em locais permitidos;
  • Respeite a faixa de pedestres;
  • À noite, em semáforos, fique atento ao retrovisor e mantenha o veículo a uma distância razoável do carro da frente. Essa providência facilitará o arranque em caso de emergência;
  • Não deixe o carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada. Procure deixá-lo próximo a locais vigiados durante todo o dia e noite;
  • Utilize travas de segurança e alarme no carro;
  • Ao descer, leve com você embrulhos, bolsas, pacotes e roupas, assim como documentos do carro;
  • Evite namorar ou ficar conversando dentro do carro à noite;
  • Acostume-se a trancar as portas e não deixar as janelas abertas.

b)    Nos transportes coletivos:
  • Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente à noite;
  • Esteja atento a cotoveladas, empurrões ou conversas banais nos coletivos. Essas atitudes podem significar o início de um crime;
  • Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista;
  • Separe o dinheiro da passagem, para não mostrá-lo na hora de pagar.

c)    Nas bicicletas:
  • Atenção no trânsito nunca é demais;
  • Se tiver ciclovia, use-a obrigatoriamente;
  • Não leve sacolas ou bolsas penduradas na bicicleta;
  • Evite pedalar à noite, se for necessário procure vias mais iluminadas;
  • Procure guardar a bicicleta sempre em locais visíveis e use cadeados para prendê-la em suportes;
  • Evite pedalar sobre calçadas e próximo a multidões.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DICA DE SEGURANÇA

Andar pelas ruas, seja a trabalho ou a lazer, necessita também de alguns cuidados que podem diminuir as chances de ser vítima de algum delito ou crime. Esta é a segunda parte de simples regras que diariamente estarão expostas neste blog para informar o cidadão sobre a observância de procedimentos para sua própria segurança.

II – EM VIAS PÚBLICAS:
  • Evite ostentar objetos de valor;
  • Bolsas devem ser conduzidas na frente do corpo, com as alças firmemente seguradas;
  • Em trechos escuros ou desertos, prefira o ponto da calçada mais próximo da rua;
  • Não use carteira nos bolsos de trás;
  • Não transite a pé portando somas elevadas, jóias ou outros valores;
  •  Se você achar que está sendo seguido, atravesse a rua e entre em algum estabelecimento;
  • Carregue seu celular da maneira mais discreta possível;
  • Não ande com todos os seus documentos ou todos os seus cartões de crédito, se não houver extrema necessidade.
  • Evite utilizar sempre o mesmo trajeto nos mesmos horários;
  • Tenha sempre em mãos, o número de emergência 190;
  • No caso de ocorrer qualquer ocorrência policial, comunique imediatamente ao telefone de emergência 190 da Polícia Militar ou à Delegacia de Polícia mais próxima.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

GATUNOS NA MADRUGADA ROUBAM LOJA NO AGRESTE

Nesta manhã de 15 de junho, um roubo a estabelecimentos comerciais entra nas estatísticas de ocorrências do município. O fato ocorreu numa loja de confecções situada na Av. Tancredo Neves, Agreste, em frente ao Posto de Combustíveis. A vítima M. N. A., 32 anos, proprietária, informou que ao abrir seu estabelecimento pela manhã como de costume, logo percebeu a falta de muitos produtos, como roupas e acessórios, destacando-se para o fato de que o maior número de roupas subtraídas eram masculinas de marcas de alto valor.
O prédio da loja esta em obras, o que facilitou a entrada dos gatunos, que quebraram a janela do banheiro em construção, que fica nos fundos da loja, assim tendo total acesso ao seu interior. Um vizinho informou que por volta das 4h da madrugada ouviu barulhos estranhos, porém não suspeitou tratar de um roubo.
Policiais militares do 11º Batalhão, a Polícia Técnica e Civil estiveram no local e já traçaram uma linha de investigação, visto que o sistema de câmeras mostra uma dupla de rapazes em atitudes suspeitas que esteve na loja passando-se por clientes, no dia em que antecedia o fato ocorrido. A vítima foi orientada a registrar ocorrência na Delegacia.






VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO BAIRRO CENTRAL

Por volta das 22h40min, nesta quarta-feira, 14 de junho, na Passarela Dom Pedro II, Centro, atendendo solicitação em chamada ao telefone de emergência 190, a guarnição policial comandada pelo Sgt Carlos Neto deslocou-se até o endereço citado para atender uma ocorrência de Violência Doméstica. Segundo informações da vítima Lucilene C. B., 33 anos, disse ter sido agredida fisicamente por seu companheiro José D. R., 53, após uma discussão. O fato foi presenciado por Ricardo C. F., 21, que informou a equipe policial que o infrator estava de posse de uma arma branca, faca, e que entreviu na briga para que não resultasse em maiores consequências, e que segundo ele, a intenção do esposo da vítima era lhe desferir facadas.
José resistiu à prisão, desacatando os policiais militares sendo necessário o uso da força necessária para imobilizá-lo. Os envolvidos estavam com visíveis sintomas de embriaguez, e foram apresentados à D. P. conforme o B. O. nº 320/2011 – PM.

11º BATALHÃO FALA SOBRE DICAS DE SEGURANÇA

A observação de regras simples de segurança pode evitar assaltos, roubos e outros tipos de delitos. O 11º Batalhão com o objetivo de informar a população quanto aos procedimentos mais adequados a diversas situações que envolva a segurança de cada cidadão, diariamente fará uso deste meio de comunicação, o blog, para informar a todos sobre algumas atitudes que certamente contribuirão para aumentar sua própria segurança ao ir a bancos, fazer compras, utilizar transporte coletivo, andar em via pública e entre outros, o uso de embarcações, um transporte típico do Município de Laranjal do Jari, assim como, em todo o Estado.  
As informações aqui expostas são baseadas em conhecimentos de especialistas no assunto, que fornece dicas básicas para que o cidadão tome os cuidados necessários para não se tornar uma possível vítima de crimes e delitos.
O tema abordado hoje é:

I – BANCOS:
  • Evite utilizar caixas eletrônicos em locais isolados;
  • Evite ir a Bancos e Caixas Eletrônicos desacompanhado;
  • Tenha cuidado com o número de sua senha bancária. Referências óbvias, como a data de nascimento facilitam correlação para uso indevido;
  • Evite conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco;
  • Quando estiver na fila de espera para atendimento, não comente sobre o que irá fazer;
  • Não aceite ajuda de estranhos ao utilizar caixas eletrônicos, suspeite principalmente daquele que oferece ajuda sem que a tenha solicitado;
  • Se for necessário fazer saques ou depósitos de alto valor, não comente sobre isso com muitas pessoas, por exemplo, vizinhos;
  • Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o cuidadosamente em lugar discreto;
  • Não conte o valor em público;
  • Se ao sair do banco observar que o pneu de seu veículo está furado, volte e confie seu dinheiro à guarda do gerente e, só então faça o reparo;
  • Se perceber que está sendo seguido por alguém, aja com naturalidade, atravesse a rua e entre em qualquer lugar público;
  • Não reaja a assaltos, geralmente o assaltante não age sozinho. Evite fazer gestos bruscos que possam ser confundidos como reação da sua parte. Mantenha-se calmo e fale ao infrator todo movimento que for fazer. Observe apenas suas características, como tatuagens, vestimentas, bonés e transporte que utilizou para fuga;
  • No caso de ocorrer qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente ao telefone de emergência 190 da Polícia Militar ou à Delegacia de Polícia mais próxima da área.         

terça-feira, 14 de junho de 2011

ENCONTRADO O CORPO VÍTIMA DE AFOGAMENTO

Nesta manhã de segunda-feira, 13 de junho, por volta das 11h50min, o corpo do garoto de 2 anos que estava desaparecido desde a tarde de sábado vítima de afogamento, veio à tona sob a casa em que residia, que fica em área de palafitas e devido a enchente, a água do rio ainda se encontra acima do nível normal. Parentes da vítima encontraram o corpo nos fundos da residência, e segundo informações, apresentava um hematoma na cabeça. Familiares acionaram o Corpo de Bombeiros que chegaram ao local e resgataram o corpo. A Polícia Técnica também esteve no local do ocorrido para tomar as devidas providências quanto à perícia.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Na segunda-feira, 13 de junho, às 11h30min, a equipe policial comandada pelo Sgt Carlos Neto atendeu uma ocorrência de violência doméstica na Rua do Queirogão, no bairro Agreste. A vítima Maria G. S. G., de 24 anos de idade, informou aos policiais que seu companheiro Roberto C. O., 37 anos, havia lhe ameaçado de morte com uma faca. As partes envolvidas foram apresentadas à Delegacia conforme o B. O. Nº 219/2011 – PM.

AMEAÇA DE MORTE

Por volta das 00h do dia 13 de junho, segunda-feira, a equipe policial comandada pelo Sgt Gomes Cunha deslocou-se até a Passarela Assembléia no bairro Malvinas, para atender uma ocorrência em que, segundo informações da vítima Raimundo S. B., de 52 anos de idade, afirmou ter sofrido grave ameaça de morte pelo infrator Adriano M. S., 30, que de posse de uma arma branca, tipo terçado, abordou a vítima em via pública acompanhado por outro individuo de alcunha “nenenzão”. Após diligências, a equipe policial com apoio da guarnição comandada pelo Sgt Enilson conseguiu localizar o infrator que ainda estava de posse do terçado que usou para o crime de ameaça e apresentava visíveis sintomas de embriagues alcoólico, porém não obtiveram êxito em localizar seu suposto comparsa. Os infratores foram apresentados à Delegacia conforme o B. O. Nº 218/2011 – PM.  

segunda-feira, 13 de junho de 2011

MAIS UM SUICÍDIO NO JARI

Na tarde de sábado, 11 de junho, ocorreu o segundo suicídio neste ano no município de Laranjal do Jarí. A vítima foi a adolescente de iniciais C. M. S., de apenas 15 anos de idade, que residia na Rua São Jorge no Bairro Santarém. Familiares encontraram a adolescente dentro de seu quarto já em óbito, enforcada no punho de sua rede, e não sabem informar o que teria motivado a adolescente a cometer o suicídio. 

ESPOSA É LESIONADA APÓS BRIGA DE CASAL

Por volta das 04h da madrugada de sábado, 11 de junho, atendendo uma solicitação feita ao telefone de emergência 190, a equipe policial comandada pelo Sgt Carlos Neto deslocou-se até a residência da solicitante Maria C. S. B., de 32 anos, localizada na Av. José Cesário, no bairro Agreste, para atender uma ocorrência de Violência Doméstica. Segundo informações da vítima, seu próprio companheiro havia lhe agredido fisicamente vindo a causar escoriações pelo corpo e um corte no antebraço provocado por um terçado. Em diligências, os policiais encontraram nas proximidades da residência, o suposto infrator, José M. P. S., de 49 anos, que no momento da prisão negou ter sido o autor das agressões. A vítima foi conduzida ao Hospital de Emergências para cuidados médicos, e logo em seguida, as partes envolvidas no caso foram apresentadas à Delegacia conforme o B. O. Nº 309/2011 da Polícia Militar. 

FURTO NO BAIRRO SARNEY

Na madrugada deste sábado, 11 de junho, uma guarnição policial foi acionada para atender a solicitação de M. L. S., 33 anos, proprietária de um estabelecimento de venda de bebidas, conhecido como “Bar da Marisa”, localizado na Av. Tancredo Neves, no Loteamento Sarney. Segundo informações da vítima, 3 (três) indivíduos, conhecidos por “Boca”, “Nenê” e “China”, arrobaram seu estabelecimento e furtaram mercadorias, entre elas bebidas alcoólicas. Ainda afirmou que populares haviam detido o suspeito conhecido por “China”, porém seus comparsas de posse de um terçado e ameaças conseguiram empreender fuga. Após diligências, a equipe policial comandada pelo Sgt Carlos Neto recuperou os produtos furtados e localizou os infratores Ronilson S. C., o “Boca”, de 18 anos, e Junior M. S., vulgo “Nenê”, de 19 anos, momento em que foi lhes dado voz de prisão; porém não foi localizado o terceiro envolvido conhecido por “China”. Os infratores foram apresentados à Delegacia conforme o B. O. Nº 308/2011 – PM.

domingo, 12 de junho de 2011

CRIANÇA DESAPARECE EM PASSARELA

           Na tarde desse sábado, 11 de junho de 2011, por volta das 18h00min, a Polícia Militar foi acionada para intervir junto a um casal de moradores da Passarela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O solicitante dizia que uma criança de dois anos de idade havia caído da ponte em que mora, enquanto seus pais se divertiam no interior da casa.
           Segundo o informante, a criança de iniciais V. J. S. N. de dois anos, brincava sobre a ponte com seu irmão de seis anos de idade, quando teria caído nas águas do Rio, ainda sob efeito da enchente que invade a cidade de Laranjal do Jari.
         O Corpo de Bombeiros foi ao local com seus mergulhadores, mas até o momento não conseguiram encontrar o garoto. Segundo populares presentes no local do fato, membros do Conselho Tutelar estiveram na casa e, sob a alegação de estarem ingerindo bebida alcóolica, levaram o menino de seis anos para o abrigo de menores do município, verificando no fato indícios do crime de abandono de incapaz, em razão da omissão aos devidos cuidados com a criança, pelo casal: E. K. O. S. de 21 anos e J. F. N. de 29 anos de idade.




PEDAGOGO É LESIONADO EM ESCOLA NO SARNEY

Na noite de sexta-feira, 10 de junho de 2011, por volta das 21h30min, durante um evento junino, na Escola Bom Amigo, no bairro Sarney, o Professor de iniciais H. R. V. 39 anos, depois de ficar algum tempo prestigiando as apresentações, em companhia de seus familiares, foi agredido pelas costas quando se aproximava do seu veículo, por uma pessoa que a vítima não conseguiu identificar, por estar encapuzado e coberto com um boné, no momento da agressão.
O professor disse que foi atingido cinco vezes por uma arma que pode ter sido faca ou “estoque”; disse também que havia duas guarnições da Polícia Militar presentes na festa.O fato foi narrado ao Sgt Carlos Neto, Comandante de uma das guarnições, que realizou buscas na região, mas não conseguiu identificar o infrator; orientando a vítima a registrar a ocorrência na delegacia, o que foi feito pelo educador.
O Comandante do 11º Batalhão informa que estará disponibilizando equipes veladas do serviço de inteligência policial para identificarem casos semelhantes, durante o período das festas juninas, na tentativa de evitar que fatos idênticos se repitam.

sábado, 11 de junho de 2011

VEREADORES SUSPENDEM MANIFESTAÇÃO NA BR 156

          Os vereadores da cidade do Laranjal do Jari haviam organizado uma manifestação pública reivindicatória, na tentativa de sensibilizar o Governo a pavimentar a Rodovia BR 156, trecho sul, que liga a cidade de Laranjal do Jari à Capital, Macapá. Segundo o Presidente da Câmara, Walber Queiroga (Bode), o evento foi suspenso, em razão do envio de representantes da Secretaria de Estado dos Transportes do Amapá - SETRAP para verificarem “in loco” a demanda e encontrar uma alternativa de tornar menos sofrida a “Odisséia” de ir à Macapá pela via terrestre; os representantes daquele órgão disseram, em entrevista numa Rádio local, que ainda não providenciaram a pavimentação da rodovia por haver o embargo do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade-ICMBio. E para por a termo o problema, foi indicado o Vereador Edevaldo, para intervir junto a representação do ICMBio, no Distrito de Monte Dourado.
         Esperamos que tenha sucesso, pois a comunidade Laranjalense diariamente nos informa sobre o clamor público desse deslocamento.

DEFESA CIVIL APRESENTA NÚMEROS SOBRE A CHEIA NO JARI

A Coordenadoria da Defesa Civil Estadual-CODEC apresentou nesta sexta-feira, dia 10 de junho de 2011, os números parciais resultantes da inundação que atingiu mais uma vez o Vale do Jari, especificamente as cidades de Laranjal e Vitória do Jari.
O Coordenador da Defesa Civil, Tenente-Coronel Roberto, conta que o nível máximo da água do Rio Jari chegou à marca de 3,14m acima do marco normal da régua de mensuração; em consequência disso, 1.020 famílias foram deslocadas de suas residências para os abrigos provisórios ou para a casa de parentes e amigos, na cidade de Laranjal do Jari. Diz também que foram distribuídos 3.357.050 litros de água potável, nos “carros pipa”, barcos e lanchas locados para tal fornecimento; sobre os alimentos doados foram contabilizadas 3.700 cestas básicas.
Em Vitória do Jarí, o pico máximo da água atingiu a marca de 3,72 m, com 259 famílias atingidas pela enchente. Na cidade também foi feita a distribuição de água, bem como o devido encaminhamento aos abrigos provisórios daquele município. Lá foram doados pela Defesa Civil 260 cestas básicas, 250 colchões e 234 pacotes de fraldas descartáveis.
Na operação deste ano, no Vale do Jari, até agora já foram gastos com materiais de consumo cerca de R$ 555.794,61, além de R$ 156.218,85 com serviços terceirizados.
No dia 10 de junho de 2011, o nível da água na régua fluvial do Porto das Catráias marcou 2,45m, já possibilitando o retorno dos moradores de algumas áreas outrora inundadas. Sessenta e quatro famílias já foram reconduzidas a suas casas; sendo desativados, imediatamente, quatro abrigos: AVIVAJ, ASSOCIAÇÃO DOS TAXISTAS, e as Escolas RAIMUNDA CAPIBERIBE e TEREZINHA QUEIROGA. Restam nos abrigos 319 famílias, totalizando 1.435 pessoas a serem remanejadas de volta ao lar, dependendo da vazão do Rio Jari.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

TAXISTAS E MOTOTAXISTAS BLOQUEIAM TANCREDO NEVES


          Nesta manhã de quinta-feira, 09 de junho de 2011, ocorreu uma manifestação promovida por Motoristas de taxi e Pilotos de Mototaxi de Laranjal do Jari. Onde os grevistas resolveram interditar o trânsito na Avenida Tancredo Neves, impedindo o acesso ao centro da cidade.
          A Polícia Militar foi acionada e, lá chegando fez a liberação da via pública, orientando os manifestantes a procurarem a Prefeitura Municipal para negociarem a questão. A categoria reivindica a definição de pontos de parada para Taxistas e Mototaxistas, além da fiscalização a fim de inibir o transporte clandestino na cidade de Laranjal do Jari.
       Participaram da reunião, além do Vice-Prefeito, o Comandante do11º Batalhão PM, o Presidente da Câmara de Vereadores acompanhado de mais três parlamentares municipais, o Secretário de Administração e o Presidente da Guarda Municipal.
       Ficou prometida às categorias dos transportes de aluguel, a fiscalização imediata, a aquisição de local para recolhimento de veículos e um guincho para o devido reboque de carros e motocicletas apreendidos.






DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

           Hoje, 10 de junho é o dia dedicado à língua portuguesa. A data homenageia Luís Vaz de Camões, poeta português, falecido no dia 10 de junho de 1580. É um dia muito importante para os habitantes dos países lusófonos, visto que os detalhes da língua falada e escrita de um lugar tem uma relação estreita com sua cultura e seus valores.
           Por isso alertamos aos visitantes do nosso Blog sobre alguns detalhes vistos frequentemente em nossa comunicação:
Menas (diga sempre Menos);
Iorgute (iogurte);
Mortandela (Mortadela);
Mendingo (Mendigo);
Trabisseiro (Travesseiro);
Cardaço (Cadarço);
Asterístico (Asterisco);
Meia cansada (meio cansada);
Observe que:
MAL se opõe a BEM. MAU se opõe a BOM;
Trezentas gramas (se for o pasto). Se for falar de peso diga trezentos gramas;
Di menor, Di maior (é simplesmente maior ou menor de idade);
Beneficiente (Beneficente);
Pronuncie Basculante (e não vasculhante);
No calor você SUA(e não soa. Ouça o sino que soa);
Casa GEMINADA (e não germinada: A semente germina);
Peixe tem espinha (não espinho, como algumas plantas);
Homens dizem OBRIGADO, mulheres dizem OBRIGADA;
Faz dois anos que não a vejo (e não “fazem dois anos...);
Pode haver problemas (e não podem haver problemas);
Diga sempre PROBLEMA (no lugar de POBLEMA);
HAJA VISTA (e não HAJA VISTO);
Para eu fazer (e não para mim fazer), mim não conjuga verbo, apenas Eu Tu, Ele, Nós, Vós, Eles.
         Isso é somente um alerta para todos nós que usamos a comunicação como meio de expressão global. Embora saibamos que a cultura sofre transformações, convém lembrar que a natureza não dá saltos, ou seja, os processos de transformação são graduais.
            Experimente se aperfeiçoar, você vai conseguir.

PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO

Às 00h15min, do dia 09 de junho, na Av. Santana, no bairro Castanheira, a equipe policial comandada pelo Tenente Braga conduziu à Delegacia a infratora Nazaré dos Santos Silva por perturbar o sossego de José Adailson Lima da Silva, 32 anos. Segundo as informações da vítima, a infratora foi à sua residência com visíveis sintomas de embriaguez, causando desordem e perturbação do sossego. A infratora foi apresentada à Delegacia conforme o B. O. nº 307/2011-PM.

IMPRUDÊNCIA CAUSA ACIDENTE DE TRÂNSITO

Por volta das 17h30min, desta quarta-feira, 08 de junho, na Av. Tancredo Neves, uma motocicleta conduzida por José Ribamar Lopes derrapou na pista após uma frenagem brusca, vindo a cair ao chão o condutor e o passageiro Clodoal Lima Nunes, de 45 anos, que estava desacordado quando recebeu os primeiros procedimentos de emergência do Corpo de Bombeiros, momento em que a equipe policial comandada pelo Sd E. Pinto chegou ao local, porém o infrator já havia se evadido, tomando rumo ignorado. Após diligências, os policiais identificaram o infrator, que segundo as informações de testemunhas, fazia transporte clandestino de passageiros e não possuía Carteira Nacional de Habilitação. A vítima foi encaminhada ao Hospital de Emergências com ferimentos leves e o infrator não foi localizado.
O 11º Batalhão PM tem intensificado a fiscalização de trânsito com o objetivo de identificar condutores de veículos em desacordo com as leis de trânsito, entre elas, dirigir sem possuir Carteira de Habilitação, que por sua imprudência expõem a si próprios e a terceiros ao perigo de ocorrer acidente de trânsito ou maiores danos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

11º BATALHÃO TREINA POLICIAIS

           O 11º realizou algumas oficinas para atualizar os policiais que servem no Vale do Jari. A qualificação dos serviços do Batalhão é uma das prioridades do plano de metas do Comandante, que já conseguiu aperfeiçoar seu quadro de Oficiais e Praças em:
 Armamento e tiro;
 Policiamento Motorizado;
 Defesa Pessoal e;
 Radiopatrulhamento.
          Em breve estarão sendo disponibilizados treinamentos em:
 Entrada Tática em Estabelecimentos;
 Tiro Defensivo;
 Controle de tumulto;
 Policiamento fluvial;
 Prática com Artefatos letais e não letais etc.
       Todo esse trabalho tem por objetivo dar aos policiais, educação técnico-profissional continuado, a fim de conservá-los sempre aptos a desempenhar, com excelência, sua missão de fazer a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, com o respeito máximo aos Direitos Humanos.
Atuação em dupla
Preparação dos alvos


Prática de tiro Defensivo

Abordagem em Motocicleta